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Gestão

7 dicas para atrair clientes: utilizando a tecnologia a seu favor

04 de Maio de 2017

por Beblue

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Com a revolução tecnológica, mudou-se a cultura das pessoas. Hoje, a maioria das pessoas possui um aparelho móvel e pelo menos uma conta em redes sociais.

Esse cenário impactou positivamente nas vendas em geral e transformou as experiências de compra em processos mais dinâmicos e fáceis de realizar, tanto em compras físicas quanto digitais.

A tecnologia mobile é uma das poucas que está sobrevivendo a este momento de crise, afinal quem já vivenciou essa experiência não fica mais sem. Portanto, se você deseja atrair mais clientes para sua marca, é preciso se adaptar à mobilidade o quanto antes.

Muitas empresas estão unindo o marketing digital, a mobilidade e a experiência do cliente nos seus planos estratégicos e estão colhendo excelentes resultados.

Confira neste artigo sete dicas para atrair clientes para seu negócio por meio da tecnologia!

 

1. Ofereça um site dinâmico e otimizado

Vamos aproveitar que esse tema foi citado no primeiro parágrafo deste post e destrinchá-lo agora mesmo!

Você já experimentou navegar por seu site para tentar compreender o que seu público sente ao acessá-lo? Se ainda não fez isso, faça o quanto antes para colher esse importante feedback. Você verá que sempre há algo que precisa ser melhorado.

Comece a análise pela página inicial, que é o cartão de visitas de seu site. Nela, é preciso ter grande variedade de produtos e promoções logo de cara — para despertar a curiosidade do cliente e esticar o tempo de permanência dele em seu site.

Teste os mecanismos de busca a fim de verificar se os resultados são condizentes, satisfatórios e relacionados ao produto procurado.

Planeje atualizações periódicas para melhorar a performance da sua página, com o objetivo de não haver falhas, principalmente, em época de pico de acessos.

 

2. Conheça seus clientes

Saiba quem são seus consumidores antes de promover seus produtos, para que suas ações de marketing possam ter mais sucesso.

Mas como colher essas informações valiosas? Por meio das redes sociais, é claro! Selecione uma equipe para fazer esse trabalho. Com as informações adquiridas, repasse-as para o setor de vendas para que eles entrem com novas estratégias comerciais.

 

3. Crie uma fan page

O Facebook oferece um espaço exclusivo para empresas, que são as fan pages. É importantíssimo você utilizar essa ferramenta, para sua marca ficar mais próxima de seu nicho.

Depois de criar sua página, produza conteúdos interessantes e envolventes. Crie imagens, textos, infográficos e até enquetes com assuntos que instiguem a interação. Se isso for feito com empenho e dedicação, seu alcance aumentará consideravelmente.

Para ter uma fan page de sucesso, é necessário publicar conteúdos algumas vezes ao dia, com o objetivo de atingir todos os usuários. Verifique no Facebook Insights quais são os horários mais acessados pelo seu público.

Utilize também os posts patrocinados, pois, por uma pequena taxa, você pode aumentar o alcance da sua empresa e atingir mais pessoas rapidamente. Mas cuidado para não tornar sua marca inconveniente com o excesso de postagens.

Vale ressaltar que essa alternativa é excelente para ouvir seus clientes e procurar soluções, além de divulgar parcerias feitas pelo estabelecimento e que podem atrair a atenção/identificação do seguidor.

 

4. Aposte no mobile

Se você tem um site que ainda não é responsivo (adaptado para dispositivos móveis, como celulares e tablets), faça essa adaptação o quanto antes.

As pessoas querem que seus problemas sejam resolvidos na palma de suas mãos. E isso pode ser realizado por meio de funcionalidades que melhoram suas experiências.

 

5. Invista na imagem da sua marca

É a sua marca que vai falar com os clientes e transmitir os valores da sua empresa a eles. Por isso, é fundamental que ela seja criativa, atrativa e faça jus ao seu jeito de ser.

Comunicação visual é tudo, desde um logo de app até uma propaganda de TV/Youtube. Procure por profissionais especializados que possam realizar essa tarefa. Essas pessoas sabem quais formas, cores e símbolos podem mostrar, exatamente, o que sua marca quer dizer.

Publicar no Instagram também é uma boa dica, pois você pode passar uma imagem humanizada do seu negócio. Mostre a rotina da empresa, alguns procedimentos e as pessoas que fazem tudo acontecer nela. Isso aumenta a aproximação de seus clientes e gera empatia.

 

6. Faça anúncios com vídeos na web

Não se restrinja a fazer propagandas físicas, com panfletos ou banners. Hoje, os indivíduos andam pelas ruas olhando mais para a tela de seus celulares do que para o ambiente que os circunda. Por esse motivo, os vídeos estão ganhando cada vez mais notoriedade em termos de marketing.

Como todo mundo está conectado, sua presença na rede é primordial; e postar vídeos atrai ainda mais a atenção do público.

Mostrar como seu produto/serviço funciona, seus benefícios e algumas curiosidades fará você trazer mais clientes para seu negócio.

Um vídeo bem bolado pode gerar mais conversões, aumentar o alcance (ainda mais se for viral) e fidelizar clientes, graças às inúmeras formas de compartilhamentos existentes. Fazer vídeos ao vivo em um dia de evento no seu estabelecimento também é um grande diferencial.

Antes de lançar um produto, procure chamar atenção do seu público com vídeos curtos para aumentar o hype (necessidade/ansiedade de comprar), por exemplo. Isso pode elevar o número de pré-vendas.

 

7. Utilize um bom software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

Com todas as maneiras tecnológicas de atrair consumidores, citadas acima, você não pode abrir mão de um software CRM.

Com ele, é possível solidificar suas estratégias de venda, melhorando a experiência do seu público ao interagir com sua empresa. O objetivo final desse programa é buscar as melhores formas de fidelizar clientes, superando suas expectativas.

O CRM cria atalhos para os procedimentos de venda, melhorando a gestão com interfaces simplificadas e menos cliques. Nele, você poderá fazer o registro de informações pertinentes a cada cliente. E com essas informações no sistema, o atendimento torna-se mais dinâmico, rápido e exclusivo. O CRM ainda pode fazer diagnósticos mais eficientes da maneira como são conduzidas as etapas de venda e pós-venda.

Para estabelecimentos pequenos, que não têm condições de contratar um CRM, uma opção para armazenar as informações dos clientes é utilizar um arquivo que possa substituí-lo, como planilhas e tabelas, por exemplo. Existem vários modelos grátis na internet.

Com as 7 dicas para atrair clientes abordadas ao longo deste artigo, você certamente elevará suas conversões e conquistará um lugar de destaque no seu segmento de mercado. Basta não hesitar em implantar a tecnologia nos seus processos de venda, afinal essa é uma cultura que veio para ficar um bom tempo em nosso cotidiano.

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