Gestão

Como fazer estratégias de marketing para negócios locais?

30 de Maio de 2017

por Beblue

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Tanto as grandes empresas quanto os negócios locais precisam de estratégias de marketing para se manterem no mercado. Elas são responsáveis por melhorar o relacionamento com os consumidores, estudar o comportamento de clientes e concorrentes, fazer o monitoramento de marca, planejar ações e muitas outras coisas.

No entanto, muitas organizações ainda não exploram de fato as vantagens que o marketing pode proporcionar. Isso porque elas ainda estão focadas nas suas próprias necessidades e se esquecem de que quem compra os produtos e serviços é que deveria definir as estratégias.

Pensando no caso dos negócios locais, fizemos este artigo justamente para que você aprenda a agir de maneira correta e criar ações que de fato o coloquem em vantagem no mercado. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Tenha um posicionamento claro para criar estratégias de marketing

Antes de começar qualquer ação dentro da sua empresa, é preciso se posicionar no mercado. A marca é um dos ativos mais importantes de uma empresa. Ela é a responsável por ajudar a criar uma identidade, a transmitir a sua visão, missão e valores e definir o seu posicionamento.

Para isso, procure pesquisar sobre o mercado para entender as necessidades do consumidor moderno, mas não deixe de preparar uma análise completa do seu negócio. Qual o propósito da empresa? Quais as necessidades do cliente ela quer suprir? Essas são apenas algumas perguntas que devem ser feitas.

Vale ressaltar que o posicionamento é o que diferenciará a sua marca das demais e também será o norte para a criação das suas ações de marketing. Ou seja, é um fator decisivo para a competitividade.

Invista no seu PDV

Negócios locais costumam ter um ponto de vendas (PDV) em que expõem seus produtos. Por isso, uma das dicas mais importantes é: invista em trade marketing. Isso o ajudará a obter visibilidade para os seus produtos.

Para obter sucesso, a estratégia de trade precisa estar atrelada ao marketing sensorial. Esse último representa a exploração dos cinco sentidos humanos para induzir os consumidores à compra por meio de uma experiência diferenciada. Ações simples como uma música ambiente agradável ou a oferta de alimentos rápidos para que o cliente não tenha pressa em sair da loja são alguns exemplos de como usar o marketing sensorial a seu favor. 

Como atualmente os consumidores desejam que a empresa ofereça mais que um produto, a tática de explorar o PDV de forma a encantá-los se faz essencial. Lembre-se de que, mesmo hoje, a maioria das decisões de compra acontecem no local.

Aposte no marketing de conteúdo

Com a evolução da internet, as ferramentas digitais despontaram como uma das estratégias mais eficazes do marketing. Entre elas, podemos destacar o marketing de conteúdo, que procura educar os consumidores por meio de materiais ricos, como blog, posts, vídeos e e-books.

Ele é a vertente de uma outra estratégia bastante eficaz, o inbound marketing. A ideia é que isso funcione como uma espécie de propaganda sem interrupção. Ou seja, o consumidor que tem o problema vai até a web e procura por dados que possam ajudá-lo. É aí que entra a sua empresa.

Por que um negócio local deveria investir nisso? Principalmente pelo baixo custo da estratégia e a sua alta eficácia. As pessoas não são interrompidas, elas vão atrás desse conteúdo espontaneamente, o que aumenta a chance de conversão em vendas.

Mantenha perfis nas redes sociais

O crescimento no número de usuários nas redes sociais mostra o poder que esses canais têm para as estratégias comerciais. Além de serem meios mais informais, eles atingem pessoas de todas as classes e possuem um custo relativamente baixo para quem decide investir.

Como hoje é tudo baseado na informação buscada na web, é importante se manter ativo nessas mídias. Por isso, crie perfis e conteúdos nas redes onde o seu público está presente.

Além de ajudá-lo a aparecer no Google, a rede social é um meio para manter um contato mais próximo com o consumidor.

Para criar engajamento, aposte em iniciativas como sorteios, informações e curiosidades que despertem a atenção do público e divulgue os seus produtos. Não se esqueça de sempre responder aos usuários e manter a regularidade e a qualidade nas postagens. Só assim será possível conquistar seguidores fiéis.

Invista em um site

Estar na internet é sinônimo de existir. Por isso, se você quer reforçar a sua presença local, invista em um site. Coloque nele informações relevantes para a empresa, apresente os seus produtos/diferenciais e exiba informações que você sabe que o público precisa.

O site ajudará a sua empresa a figurar nos mecanismos de busca, como o Google, e você ainda terá a oportunidade de investir em Ads, os anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Aliás, por meio desse investimento é possível segmentar o público e alcançar de fato aquelas pessoas que têm interesse pelo seu produto.

Não se esqueça de incluir nas informações presentes no site o endereço e o contato. Insira também uma localização do Google Maps, assim, as pessoas que procuram por negócios locais no seu segmento encontrarão você com mais facilidade.

Promova ações integradas no seu PDV

A realidade aumentada se tornou uma das ações mais eficazes para integrar o mundo on-line e off-line. Então, que tal utilizá-la para atrair mais consumidores e encantá-los de maneira positiva, proporcionando uma experiência única?

Você pode, por exemplo, criar uma espécie de aplicativo para que, assim que os clientes entrarem na sua loja, possam interagir com os seus produtos. Se for uma cafeteria, por exemplo, é possível colocar informações sobre origem do café e seus benefícios. Com certeza, isso fará com que os consumidores vejam a sua empresa com outros olhos.

Além de ser uma estratégia diferenciada, isso mudará a percepção sobre negócios locais que os consumidores têm, mostrando que eles podem promover ações marcantes, assim como as grandes companhias.

Considere a compra on-line

Não é porque o seu negócio é local, que você não pode expandi-lo. Com o auxílio da internet, é possível obter insights importantes sobre o comportamento do consumidor e também se aproximar dele.

Por isso, considere fazer vendas nesses canais. Você pode fazer divulgação no Instagram, por exemplo, e obter compradores por meio dessa rede social.

Utilize ferramentas como o e-mail marketing, impulsionando e qualificando os consumidores por meio de conteúdo de qualidade e ofertas personalizadas. Existe um mundo de possibilidades.

As estratégias de marketing são bastante amplas e podem ser usadas tanto por grandes organizações quanto por negócios locais. Por isso, se a sua ideia é se manter competitivo no mercado e ganhar mais visibilidade, não deixe de investir nessa área. Para continuar conferindo artigos como esse, assine a nossa newsletter e não perca as novidades!

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