Comunicação

Qual a importância da visibilidade online para pequenos negócios?

21 de junho de 2017

por Beblue

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As grandes empresas se beneficiam do volume de publicidade nos veículos de massa e da força de suas marcas para terem visibilidade. Os pequenos negócios, com a limitação de seus orçamentos e menor envergadura de suas marcas, precisam recorrer a outros recursos para conseguirem se manter competitivos no mercado.

Para as pequenas empresas, é muito importante apostar na visibilidade online. Há diversas formas de fazer isso com orçamentos bem mais modestos, apostando em alternativas simples e criativas. As mídias sociais apresentam muitas possibilidades, como a produção de conteúdo relevante, anúncios pagos ou SAC 2.0, por exemplo.

Confira algumas opções e perceba a importância da visibilidade online para pequenos negócios.

A internet é um canal para todos, seja para grandes, médias ou pequenas empresas

Uma das coisas mais relevantes para os pequenos negócios no ambiente digital é o caráter democrático dele. Qualquer um pode ter um site, uma fanpage no Facebook, um perfil em redes sociais ou um grupo no WhatsApp. O espaço é acessível e cabe todo mundo que tenha um bom produto ou serviço para oferecer.

A rede está aberta, à espera de boas e criativas ideias. É preciso ocupar esse espaço com qualidade. As pequenas empresas precisam entender que isso é necessário, pois as pessoas ficam boa parte do dia online, navegando em busca dos mais diversos conteúdos. De acordo com pesquisa feita pela GlobalWebIndex, entre 2012 e 2015, o tempo que o Brasileiro passa conectado via celular é de 3 horas e 40 minutos por dia.

A sua empresa pode ter um portal, um site, um blog ou ter vários perfis em mídias sociais, o fundamental é que essa presença faça sentido para o negócio e que tenha um bom acompanhamento.

A utilização da rede é gratuita

Sabemos que as pequenas empresas passam boa parte de sua trajetória tentando reduzir custos. Por isso, é interessante entender que a presença digital também pode ser gratuita. Hoje existem templates de sites gratuitos que permitem certa customização de acordo com suas necessidades. As redes sociais também possibilitam a criação de perfis gratuitamente. O que deve ser pensada é a criação de um conteúdo de qualidade.

Dedique um tempo ao planejamento da sua presença digital e escolha as redes sociais que você considera mais estratégicas para o seu negócio. Faça um roteiro de conteúdo para essas redes que seja frequente e relevante para o seu público. O importante é que esse conteúdo seja baseado nas necessidades dos seus clientes.

Pequenos investimentos para anúncios com ótimos retornos

Caso a estratégia digital seja o carro-chefe para o aumento de visibilidade da sua pequena empresa, reserve uma parcela de recursos mensais para impulsionar posts e pagar por anúncios no Google ou no Facebook. De acordo com o seu negócio, esse pode ser um investimento com retorno garantido, que precisa ser feito de maneira planejada.

Há várias maneiras de usar a tecnologia a seu favor, isso vai depender da intenção e disposição da empresa. É muito importante construir uma identidade visual que passe realmente a mensagem que a sua marca deseja transmitir. Outro aspecto que precisa ser considerado é a plataforma que a maior parte da população usa para navegar: o celular. Suas soluções devem estar adequadas ao universo mobile.

A web como canal de diálogo

A pequena empresa que busca ter mais visibilidade na Web precisa estar aberta ao diálogo e à troca de ideias com seu público. Não adianta querer apenas falar. A Internet exige uma atuação de mão dupla, que esteja aberta a contribuições, críticas e sugestões. Tenha alguém capacitado e dedicado para cuidar da sua atuação em redes sociais.

Jamais deixe seus seguidores sem resposta quando enviarem dúvidas ou sugestões. Estipule um prazo máximo para respondê-los e crie um estilo próprio de fazer isso. Algumas empresas podem precisar de uma abordagem mais formal, enquanto outras necessitam de uma linguagem mais leve e adequada aos seus produtos. O importante é entender a essência da rede: diálogo, abertura, descobertas!

Atendimento ao consumidor de forma prática e ágil

Dialogar na rede também quer dizer estar disposto a montar uma operação sistematizada para responder a grandes volumes de dúvidas e sugestões. Algumas pequenas empresas podem se ver diante da necessidade de ter que montar um SAC 2.0 para complementar o atendimento a clientes via e-mail ou presencial. Se a sua presença digital requer essa estratégia, monte um atendimento sistematizado.

Essa operação deve ter um fluxo específico que preveja ações previamente planejadas. Observe a rotina de atendimentos, liste as principais dúvidas, conheça quem são os clientes mais exigentes, afine o discurso de acordo com cada mensagem recebida, estipule metas e padrões para responder as questões e sugestões no ambiente digital.

Também pode ser necessário disponibilizar em seu site uma lista com as dúvidas frequentes, isso pode reduzir o tempo de atendimento e deixar o atendimento mais ágil. É muito importante que a estratégia de SAC 2.0 esteja alinhada com as outras formas de atendimento que a empresa disponha.

Atenção aos embaixadores e aos detratores da marca

Qualquer empresa, mesmos as pequenas, têm detratores e embaixadores de suas marcas. Os embaixadores são aqueles que gostam, defendem e recomendam publicamente a sua marca. Os detratores, ao contrário, são aqueles que sempre terão uma reclamação a fazer e que nunca estarão satisfeitos. Os dois tipos de clientes têm um papel fundamental para a sua empresa. Sem eles a sua marca não melhora, não avança e não ganha visibilidade.

Aprenda a identificar esses tipos de clientes para ganhar visibilidade nas redes sociais. Faça uma lista deles e tenha estratégias diferentes de atuação com cada um. Os embaixadores podem ser convidados para testarem produtos e serviços de lançamento, podem receber benefícios como clientes preferenciais e serem convidados a opinar sobre melhorias de maneira frequente.

Da mesma forma, os detratores devem ser ouvidos de maneira cuidadosa e até serem recebidos por um diretor da empresa, para demonstrar que a sua equipe se preocupa com a qualidade do que entrega.

Viu como existe um mundo digital que precisa ser explorado para aumentar a visibilidade da sua empresa? Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas mídias sociais e mostre como outras pequenas empresas também podem se beneficiar dessa estratégia.

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