Comunicação

10 motivos para investir em identidade visual

28 de julho de 2017

por Beblue

0

Criar um logotipo que é a cara do seu público. E passar toda a qualidade e excelência de seu negócio é apenas uma das vantagens de quem investe no desenvolvimento de identidade visual.

Ter cores, formas, símbolos e tipos de letras definidos e padronizados na comunicação e no layout de seu estabelecimento, deixam seu negócio muito mais fácil de reconhecer, atraindo cada vez mais clientes.

Veja mais sobre estas vantagens do desenvolvimento de identidade visual conferindo nossa lista.

 

10 Razões para o Desenvolvimento de Identidade Visual para o seu Negócio

 

1- Atrair o Público Certo

Um ponto de venda sem identidade visual, seja uma loja, um restaurante ou qualquer outro tipo de atividade, não tem “personalidade”. Assim, ninguém sabe muito bem o que esperar dele e acabam aparecendo por ali pessoas que não precisam de seu produto ou serviço, gerando uma decepção.

E pior que isso: consumidores que adorariam ser clientes de sua empresa não se dão conta do que ela faz. E nem entram na loja.

 

2- Passar seu Diferencial Competitivo com Clareza

A identidade de uma marca é o que faz seu público entender seu diferencial competitivo, aquilo que sua empresa faz melhor que as outras.

 

3- Consolidar seu Posicionamento

Se o diferencial é aquele benefício valorizado pelos clientes e que seu estabelecimento oferece melhor que os concorrentes, posicionamento é o lugar que você quer ocupar na mente do público, assim que ouvem seu nome ou veem seu logo.

Sem o desenvolvimento de uma identidade visual, isso será impossível.

 

4- Fortalecer sua marca

Imagine que sua marca comece a ficar famosa e conhecida, sendo recomendada por seus clientes. Sem o desenvolvimento de uma identidade visual clara, com cores e um logo bem definidos, vai ser difícil das pessoas saberem de quem eles estão falando, e sua marca perde toda força.

 

5- Estimular a repetição de compra

Alguém foi ao seu estabelecimento e adorou. Um dia, resolve voltar, ou procurar outra loja do grupo, mas não consegue achar, porque não houve desenvolvimento de identidade visual para isso. E fica difícil dele se lembra exatamente como era o local. A nova compra que ele queria fazer, não acontece.

 

6- Fixar sua marca na mente do consumidor

Com cores, formas, tipos de letras e um logo criado adequadamente, sua marca vai ser muito mais lembrada e identificada, aumentando as suas vendas.

 

7- Gerar uma experiência de consumo mais agradável

Um exemplo de identidade visual que confirma esta vantagem são as lojas da rede de cafeterias Starbucks. O mobiliário moderno e elegante, os espaços amplos, as cores em tons de madeira combinando com o logotipo em verde, atraem um público que gosta de ficar por ali, degustando seus expressos e cappuccinos.

 

8- Ser reconhecido de longe

Imagine um motorista que só usa o combustível de uma determinada bandeira da distribuidora deste produto. Quando em viagem pela estrada, ele só consegue encontrar este posto de sua preferência porque a identidade visual criada permite se distinguir claramente, e de muito longe, que posto é aquele.

 

9- Fidelizar seus clientes

Vários dos itens que relacionamos acima levam à fidelização de seus clientes.

A facilidade de reconhecer sua marca e encontrar seu estabelecimento, a experiência agradável na hora da compra ou do consumo, o logotipo bem desenhado que se fixa na mente do consumidor, a maneira prática de recomendar o lugar, descrevendo cores e logo.

 

 10- Ganhar mais dinheiro

Se os nove motivos anteriores ainda não te convenceram das vantagens da identidade corporativa, saiba o seguinte: empresas que investem no desenvolvimento de identidade visual e design de marca, tem resultados melhores e são mais lucrativas.

Confira alguns dados sobre isso neste infográfico: Design e Identidade Visual Bombam o Desempenho das Empresas.

 

Este texto foi escrito pela equipe da We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e um dos pioneiros no Brasil.

Compartilhe

Deixe seu comentário e conte o que achou desse artigo ;)

Quero comentar
Deixe seu comentário