Comunicação

A influência das redes sociais nos pequenos negócios

28 de julho de 2017

por Beblue

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Não é de hoje que percebemos que o papel das redes sociais só tende a crescer. Isso, dado ao avanço da tecnologia e um aumento de novos meios de comunicação. Não é à toa que hoje em dia até presidentes fazem suas declarações oficiais via Twitter. Não somente isso, mas também a maioria das empresas já utilizam as principais redes sociais para se comunicarem com seus clientes. Então, você como pequeno empreendedor não pode ficar de fora.

Atualmente, é possível perceber que as empresas e suas estratégias de marketing empresarial estão cada vez mais voltadas para esses ambientes. Por isso, é visível que nessa nossa era do mundo virtual, é preciso ser um empreendedor inteligente. Afinal, com um vasto campo de incidência, as redes sociais podem proporcionar resultados ainda mais satisfatórios do que o marketing convencional.

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo para que você compreenda o papel das redes sociais no seu negócio e, com isso, consiga alavancar ainda mais o alcance da sua empresa.

 

O Perfil do Brasileiro nas Redes Sociais

 

Os brasileiros sempre tiveram uma forte interação com o mundo virtual. Desde o surgimento do Orkut até o crescimento do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, estamos presentes na rede, buscando interação, entretenimento e conhecimento. O Brasil é o país que mais faz uso de redes sociais na América Latina! Pode ser surpreendente, mas a nossa média de uso é quase 60% maior que o resto do mundo, totalizando expressivas 650 horas por mês.

Essa poderosa ferramenta de comunicação já se tornou tão importante que não é raro encontrarmos páginas de empresas, celebridades, figuras religiosas, políticos até mesmo o Judiciário, Executivo e Legislativo de nosso país.

No atual cenário, deixar seu negócio fora das redes sociais representa estar em desvantagem em relação à sua concorrência. São nesses espaços que o seu público-alvo em potencial passa boa parte do dia.

 

Formação da Imagem

Como empreendedor, você deve ter percebido que vivemos numa época de muita competitividade no mercado. Conquistar a preferência de um cliente não é tarefa simples e exige ações inteligentes e estratégicas.

As estratégias de marketing evoluíram bastante para atender a essas novas exigências. Hoje, há uma forte tendência de se explorar e fortalecer a marca, buscando a empatia e afinidade do público, sendo que as redes sociais são o meio mais rápido e fácil de se encurtar distâncias.

No entanto, esse é um meio que evolui rapidamente e não basta estar na rede, é preciso produzir conteúdo relevante e com poder de engajamento. Ou seja, sua empresa não deve apenas usar as redes sociais para garantir uma boa reputação, é preciso saber utilizá-las.

 

Estratégia de Marketing

As redes sociais são um dos melhores meios de comunicação da atualidade. Suas maiores vantagens são:

  • Custo mais barato de publicidade;
  • Mais campanhas;
  • Maior interação com o público-alvo;
  • Rapidez e eficácia;
  • Facilidade de uso.

 

Com a mudança de comportamento e preferências do consumidor, a publicidade aplicada a esses espaços ganha cada dia mais força, principalmente diante de tantas vantagens e possibilidades a serem exploradas.

Porém, tenha em mente que nem toda a estratégia de marketing de um empreendimento pode ser pautada em redes sociais — até porque, ainda existe uma parcela da população que não tem acesso à internet e às redes sociais. Por isso, tenha uma estratégia que envolva os meios convencionais, como panfletagem, cartazes, rádio e televisão e, claro, procure ajuda para abordar o marketing digital de forma inteligente.

 

Como Divulgar seu Negócio nas Redes Sociais?

Veja algumas dicas para garantir maior segurança na hora de partir para o marketing online.

1. Defina seu público-alvo

Para ter uma melhor estratégia de marketing é necessário definir a sua identidade nas redes sociais. De modo geral, ela é definida de acordo com o seu público-alvo e o tipo de negócio que você trabalha. Assim, sua identidade pode ser mais jovem e despojada ou mais profissional, a depender do perfil de sua empresa e clientes.

Isso irá influenciar que tipos de imagens, artigos e formas de se aproximas ao cliente, se de maneira e palavras mais formais ou informais.

 

2. Produza conteúdos relevantes

Postar algo apenas por postar não irá trazer nada. É importante produzir conteúdo que o seu público se interessa e relacionado ao seu produto. Porém, não esqueça de ser criativo e não faça apenas propagandas aleatórias do produto.  Os usuários irão seguir e continuarão seguindo quando o conteúdo que aparece para eles for de fato útil.

Outro ponto que faz toda a diferença ao divulgar seu negócio no mundo virtual é preocupar-se em produzir conteúdos originais. A internet está repleta de empresas divulgando e para se destacar a sua não pode ser apenas mais uma delas.

 

3. Tenha uma frequência

Ter uma página na rede social, mas não produzir posts com frequência é tão irrelevante quanto não fazer uso dessa estratégia. Portanto, estabeleça uma regularidade para suas postagens, não criando um intervalo muito curto ou muito longo entre elas.

Dica: Três postagens por semana são essenciais.

 

4. Seja conciso e claro

Ao escrever um post, cuidado para não o transformar em um texto enorme. Em redes sociais não é recomendado fazer uso de grandes publicações. O ideal é produzir algo que seja claro, objetivo e fácil de se ler — deixe as publicações maiores para o seu site institucional ou blog.

Além disso, o uso de fotos e imagens interessantes que possam atrair os olhares do leitor são extremamente bem-vindas.

 

5. Interaja com seus clientes

Entender que esses espaços são, antes de tudo, uma ferramenta de comunicação é uma das premissas para se obter sucesso ao divulgar seu negócio nas redes sociais.  Ou seja, não se pode ficar focado apenas em fazer publicidade, é importante dialogar e interagir com seus seguidores. Por isso, fique atento aos comentários e interações e se esforce para responder sempre que alguém poste alguma dúvida, sugestão ou crítica a seu respeito.

Comece a colocar em prática tudo o que aprendeu e boa sorte!

 

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