Sem categoria

11 dicas para aumentar a motivação dos funcionários

01 de agosto de 2017

por Beblue

0

Um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é a manutenção da motivação de funcionários. Isso porque, quando se deparam com trabalhadores desmotivados, as empresas geralmente ficam sem saber o que fazer. Muitas, inclusive, se eximem da responsabilidade, julgando que se trata de um problema que é só dos colaboradores.

O fato é que o desempenho de cada profissional depende de um conjunto de fatores, e muitos deles podem estar diretamente relacionados à empresa. Diante de tarefas repetitivas ou da falta de perspectiva em suas carreiras, por exemplo, os trabalhadores se veem sem uma motivação que os levem a desempenhar suas funções com o máximo de foco.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 11 dicas para auxiliá-lo a aumentar a motivação dos seus funcionários agora mesmo. Acompanhe:

1. Dê um propósito à sua equipe

É fundamental lembrar a todos os funcionários que a empresa tem um objetivo e que somente o esforço coletivo possibilita a sua realização. Para isso, apresente os motivos que tornam o trabalho de cada um deles importante para o crescimento da organização.

Outra dica é definir metas e propor desafios. Fique atento, no entanto, para que esses desafios possam ser tangíveis. Isso porque, quando impossíveis de serem cumpridos, os funcionários tendem a se sentirem desmotivados novamente.

2. Promova reuniões para falar dos bons resultados

Não deixe para falar com os seus funcionários somente nos momentos ruins. Promova reuniões com outros intuitos, como comunicar resultados, elogiar ou até mesmo interagir.

Todas as formas de reconhecimento servem de incentivo, cultivando a motivação dos profissionais que trabalham em seu empreendimento. Essas ações mostram que você está acompanhando a produção da equipe, reconhece os talentos de cada um e comemora, junto a eles, os resultados.

3. Recompense a equipe pelos desafios cumpridos

Estabeleça uma política de bonificação com remuneração variável. Trata-se de um sistema baseado em metas, onde há o pagamento aos colaboradores que conseguiram alcançar os resultados desejados.

É interessante, também, oferecer ao time outras recompensas de acordo com as suas possibilidades, como folgas, horário flexível, home office, guloseimas, máquina de café expresso ou ingressos para filmes e peças de teatro, por exemplo.

4. Incentive o desenvolvimento profissional

O crescimento da sua empresa está diretamente ligado à capacidade intelectual dos seus funcionários: se eles estiverem bem preparados, a organização terá mais chances de alcançar o resultado esperado.

O profissional que se encontra estagnado acaba se desmotivando por falta de perspectiva. Para reverter essa situação, incentive o desenvolvimento profissional do time, criando uma cultura de aprendizagem que os estimule a buscar constantemente por conhecimento.

Existem centenas de palestras, cursos e workshops disponíveis online e que podem ser acessados gratuitamente. Além disso, os profissionais mais experientes também podem compartilhar conhecimento com os demais.

5. Conheça melhor os seus colaboradores

Reserve uma parte do seu tempo para conversar com os membros da equipe. Saiba mais sobre eles, suas preferências, perspectivas de vida, expectativas dentro da organização e visão de mundo.

Coloque-se no lugar deles e, com uma boa dose de empatia, enxergue quais são suas necessidades. Essa aproximação permite que você conheça melhor os seus colaboradores e, assim, possa motivá-los com precisão.

6. Feche parcerias com estabelecimentos próximos

Faça uma busca por estabelecimentos próximos ao seu negócio com o intuito de fechar parcerias. Vale a pena negociar desconto em restaurantes, academias, serviços de costura e lavagem, lojas de roupas, docerias, entre outros.

A negociação é bem simples: apresente a quantidade de funcionários que a sua empresa possui e verifique com o gerente qual é o incentivo que ele pode dar para que estas pessoas frequentem o estabelecimento mais vezes.

Por menor que seja o desconto, isso já servirá de motivação para que os seus funcionários consumam neles, movimentando, também, o comércio em sua região. Há quem vai aproveitar a oportunidade para se exercitar, resolver problemas e até se alimentar melhor – e os resultados certamente se refletirão no desempenho de cada um dentro da empresa.

7. Melhore o espaço do escritório

Pare e observe o local de trabalho da sua equipe. Verifique aspectos como a limpeza do ambiente, condições das mesas e cadeiras, necessidade de consertos e reparos, funcionamento dos computadores e todos os outros fatores fundamentais para a boa execução das atividades pelos colaboradores. É fundamental que você proporcione boas condições de trabalho para que todos consigam desempenhar suas atividades com o mínimo de conforto.

8. Ofereça feedbacks frequentes

Todos os colaboradores precisam de um direcionamento referente à qualidade de seus desempenhos. Dessa forma, organize um calendário e convide, com uma determinada frequência, todos os profissionais separadamente para conversar.

Fale quais são os pontos positivos e quais precisam ser melhorados no trabalho de cada um. Explique, de maneira construtiva, a avaliação da empresa em relação ao desempenho do funcionário, incentivando-o a melhorar constantemente.

9. Dê mais autonomia aos funcionários

Todos os colaboradores gostam de ter responsabilidades e de se sentirem importantes. Afinal, nenhum deles quer ser apenas mais um entre os demais, certo? Para isso, aprenda a delegar tarefas e a dar mais autonomia aos funcionários, integrando-os também nas tomadas de decisões da empresa.

10. Trate todos de forma igual

Cuidado para não haver diferenciação na maneira como você trata os seus funcionários. Afinal, ninguém gosta de se sentir desprestigiado. Por isso, trate todos por igual — sempre de maneira educada e gentil — e jamais diferencie-os utilizando critérios como raça, cor, gênero ou classe social.

Lembre-se que essas pessoas estão trabalhando para o objetivo que você deseja alcançar: o crescimento do seu negócio. Ao tratar todos de forma igualitária, você estará não só motivando-os, como contribuindo para um ambiente mais leve e livre de preconceitos.

11. Reconheça o valor que cada um possui

Cada um de seus funcionários possui seu próprio valor. Utilize isso a favor da sua empresa ao observar e reconhecer como as qualidades de cada um se encaixam no dia a dia da organização.

Se for necessário, mude algumas pessoas de posição. Quem tem mais vocação para liderar pode assumir mais responsabilidades, distribuir tarefas e cuidar de equipes. Os mais analíticos podem fazer parte da estratégia da empresa e os mais comunicativos irem para a linha de frente com o cliente. Isso é vantajoso tanto para o funcionário, que acaba executando tarefas nas quais ele pode se sobressair, quanto para a empresa.

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para motivar seus funcionários, não deixe de colocá-las em prática! Como você pode perceber, a motivação de funcionários deve ser trabalhada constantemente – não basta fazer algumas mudanças e parar, pensando que tudo dará certo. Esse é um trabalho contínuo, além de fundamental para todos os envolvidos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais! Quem sabe você não acaba ajudando outros gestores e donos de empresas?

Compartilhe

Deixe seu comentário e conte o que achou desse artigo ;)

Quero comentar
Deixe seu comentário