Fidelização

Como o cashback pode ajudar a sua empresa a vender mais?

20 de setembro de 2017

por Beblue

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Programas de benefício têm feito sucesso com os consumidores, chamando também a atenção dos lojistas por conta da inovação e pelo crescimento nos negócios. Entre eles, o cashback. Para que você saiba mais sobre esse tipo de programa e os benefícios que traz ao seu negócio, continue lendo esse post!

 

O que é cashback?

As plataformas de cashback (traduzido do inglês como “dinheiro de volta”) já existem há algum tempo nos Estados Unidos e na Europa. O sistema, que é novidade no Brasil, tem apresentado boa aceitação e ganhado força. Demonstra altos índices de satisfação tanto aos clientes como para as empresas cadastradas.

Nesse sistema, parte do valor total de uma compra feita por um cliente retorna para ele, e pode ser usado para realizar outras aquisições. Contudo, o consumidor só pode gastar essa quantia em estabelecimentos cadastrados. O que estimula o retorno da clientela para as lojas que fazem parte da plataforma.

Ao contrário dos programas de pontos, em que o cliente precisa esperar até juntar uma determinada pontuação para resgatar um produto ou serviço, no sistema de cashback o valor volta diretamente para ele após a compra.

O consumidor vê o benefício de forma rápida, já que pode usar o seu dinheiro retornado imediatamente e sem limites de acumulação.

Para participar, o cliente precisa ter um cartão de débito ou crédito (Mastercard, Visa, ELO ou Hipercard) e usá-lo para fazer as compras. Após a conclusão do pagamento, ele recebe um valor de retorno e pode checar seu saldo em um aplicativo, de forma prática e transparente.

Pelo mesmo sistema, no celular, o consumidor também pode encontrar referências sobre os estabelecimentos credenciados. Muitas vezes, contam com o recurso e a facilidade da geolocalização.

Com o Beblue, os clientes tem a possibilidade de transferir valores para outras pessoas, como amigos ou familiares.

 

Vantagens do cashback para empresas

Para o cliente final, o cashback oferece várias vantagens. Ao realizar compras que ele já faria normalmente, o consumidor tem ainda a oportunidade de receber uma porcentagem do que gastou de volta para acumular ou usar em uma nova aquisição.

Dessa maneira, o cliente tem sempre uma boa razão para retornar e continuar a consumir no mesmo estabelecimento. Consequentemente, uma loja consegue aumentar seu mercado e carteira de clientes. O que se tornarão mais fiéis à marca e satisfeitos com o programa, podendo recomendá-lo para seus amigos.

Sendo assim, a ideia principal é fomentar o comércio e estimular o aumento de vendas para os lojistas, impulsionando o público a frequentar sempre mais as lojas credenciadas.

Assim, o lojista pode aumentar as vendas e tem a oportunidade de conhecer e conquistar novos clientes.

 

Conheça melhor seus clientes

Como todas as compras e dados relacionados a elas são registrados, o lojista tem acesso a informações valiosas sobre o comportamento, as preferências e os padrões de consumo de seus clientes. Podendo, assim, conhecer realmente a fundo seu público.

Dessa forma, o programa oferece dados reais sobre a rotina e a realidade dos consumidores, permitindo que empreendedores criem campanhas personalizadas e ofertas mais assertivas.

Esses dados são cruciais para que a empresa continue investindo em campanhas de relacionamento com clientes e aprimore a comunicação. Estreitando o contato por meio de newsletters, promoções exclusivas, entre outros canais.

 

Por que o cashback afeta diretamente nas vendas

Muitos negócios podem enfrentar desafios para conseguir elevar resultados e vendas. Algumas vezes, os pedidos aparecem, os clientes estão comprando e o estoque girando. Contudo, o faturamento não está crescendo conforme o desejado.

Nesse momento, cabe ao empreendedor acompanhar números e relatórios para tentar entender o que está acontecendo. Possivelmente, problemas como um índice baixo de vendas ou clientes que realizam pedidos pequenos, afetam seu faturamento.

Para resolver a situação e viabilizar seu negócio, reflita sobre como atrair clientes e fazer com que os consumidores gastem mais em cada pedido, elevando assim o ticket médio da loja.

Nesse contexto, aderir ao cashback pode fazer uma grande diferença para o lojista e possibilitar o aumento das vendas e mais rentabilidade.

Entenda a seguir por que esse sistema causa um impacto direto nos seus resultados, contribuindo para alavancar o faturamento:

 

1. Permite comunicação efetiva com o cliente 

O objetivo de toda loja é servir aos seus clientes. Portanto, saber o que eles precisam é uma estratégia crucial para poder vender mais. Conforme já abordamos anteriormente nesse conteúdo, esse formato oferece dados reais, precisos e confiáveis sobre os consumidores. Permitindo assim, que varejistas façam uma análise crítica e descubram informações como:

– perfil do consumidor;

– produtos ou serviços mais procurados;

– itens que apresentam baixa aceitação;

– o que ele prioriza entre preço, qualidade e atendimento.

 

Informações relacionadas ao padrão de consumo dos clientes são extremamente valiosas. Dessa maneira, o empresário consegue tomar medidas para melhorar sua relação com seu público e pensar em ações como:

– aumentar o leque de produtos ou serviços;

– ajustar preços;

– elaborar promoções mais relevantes e efetivas;

– determinar a porcentagem mais apropriada para o cashback.

 

O sistema de cashback aproxima os lojistas de seu público-alvo. Dessa forma, permite trabalhar na fidelização e retenção de clientes ao oferecer promoções que estimulam seu retorno.

Consequentemente, o empresário tem em mãos os instrumentos necessários para elaborar estratégias de venda mais assertivas, que vão ter um impacto direto no faturamento.

 

2. Fideliza a clientela 

Fidelizar a clientela atual é seis vezes mais barato do que investir em ações para atrair novos consumidores. O cashback atua diretamente na retenção do público-alvo de uma loja, uma vez que o objetivo é que o cliente retorne diversas vezes no mesmo estabelecimento. E assim, usar seu saldo e ganhar mais dinheiro de volta.

Para o lojista, essa estratégia é muito bem-sucedida, pois permite que a empresa aumente seu faturamento e as vendas. Isso sem investir em campanhas de marketing que poderiam ser caras e com pouco retorno.

No cashback, o retorno para o varejista é praticamente garantido. Uma vez que os clientes aderem ao programa, eles estarão bem mais propensos a retornar e realizar novas aquisições junto a uma empresa cadastrada no aplicativo.

 

3. Possibilita a ampliação de mercado 

A internet, as redes sociais e outras mídias são dinâmicas. A forma como uma empresa decide investir em marketing e se posicionar a fim de atrair a atenção dos consumidores é determinante para seu sucesso.

Apesar das mudanças, o famoso boca a boca continua sendo eficiente para ampliar o mercado de uma loja, ganhar novos clientes e aumentar o faturamento.

Afinal, quando um consumidor satisfeito recomenda um produto ou serviço para um amigo, a loja indicada tem mais chances de receber uma visita dessa pessoa do que se ela tivesse visto um anúncio na internet.

Ao utilizar o cashback, o cliente fica feliz e tem a sensação de que foi recompensado. Quando a loja oferece um serviço de qualidade, o consumidor tem motivos de sobra para se sentir satisfeito. E assim, recomendar tanto o aplicativo Beblue quanto o estabelecimento.

Os novos clientes, se ficarem contentes em fazer negócios em sua loja, indicarão o estabelecimento para ainda mais pessoas, multiplicando a circulação de consumidores no espaço e contribuindo para o aumento das vendas.

Reter os clientes é muito importante. Porém, buscar novos públicos é uma excelente forma de engordar receitas e expandir o negócio.

Com o cashback, isso pode se tornar realidade sem que o lojista tenha que investir em campanhas, uma vez que o aplicativo estimula um crescimento orgânico do estabelecimento.

 

4. Garante mais exposição para a marca 

Novos clientes podem chegar até a sua loja de diferentes formas. Contudo, muitos outros podem aparecer para conhecer seu estabelecimento porque viram que ele é afiliado ao aplicativo.

Ao baixar e utilizar o Beblue, a pessoa ganha uma porcentagem do dinheiro de volta e logo fica ansiosa para acumular e aproveitar desse benefício. Para tal, ela precisa frequentar os estabelecimentos afiliados.

Assim, provavelmente, ela utilizará a ferramenta de busca do aplicativo para encontrar outras lojas. E é nessa procura que seu negócio sai ganhando.

Ao fazer parte da rede dos afiliados de um programa, a loja ganha visibilidade. E também, clientes em potencial que porventura não conheciam o estabelecimento passam a frequentá-lo.

Com um investimento muito reduzido, o lojista ganha exposição da sua marca, tem a oportunidade de renovar sua clientela e aumentar o fluxo do estabelecimento.

 

5. Oferece benefícios para o cliente sem alterar os preços 

Para vender mais, muitos empresários acreditam que precisam primeiramente mexer no preço. Contudo, nem sempre a estratégia de reduzir os valores cobrados pelos produtos ou serviços é a mais inteligente.

Baixar o preço pode ser eficiente em um primeiro momento, mas pode afetar o fluxo do caixa. Assim, alterar os valores dos produtos ou serviços de sua loja é uma prática delicada.

Para não cometer erros, ofereça um bom custo-benefício é adotar promoções e benefícios como o cashback. Dessa maneira, os clientes entendem que os produtos ofertados tem seu valor.

E então, o consumidor ficará muito mais contente com sua experiência de compra, pois sente que está adquirindo algo de qualidade e sendo recompensado financeiramente por isso.

 

Identifique se o cashback é indicado para o momento da sua empresa

Todas as empresas do varejo desejam vender mais e obter resultados expressivos. Contudo, nem todos os empreendimentos estão preparados para atender a uma grande demanda de uma hora para a outra.

Ao se afiliar a um programa como o de cashback, o empresário precisa ter certeza de que seu negócio está estruturado para receber um grande volume de clientes.

Estar bem preparado é crucial para que a estratégia do cashback funcione para seu negócio. Caso contrário, a imagem da sua loja pode acabar sendo prejudicada. Ao se tornar um parceiro do aplicativo, o estabelecimento ganha mais visibilidade.

Portanto, esteja seguro de que sua empresa conta com uma boa estrutura, já que a ideia é que o fluxo de clientes aumente significativamente em seu estabelecimento com o uso do aplicativo de cashback.

Caso sua empresa já esteja bem organizada e preparada para crescer, esse é o momento ideal para aderir ao cashback.

 

Com o dinheiro de volta, a empresa garante mais vantagens além da oportunidade de aumentar vendas: pode conhecer melhor seus clientes e investir em um crescimento orgânico, sustentável e estratégico.

Já o consumidor, garante boas compras e economiza. Enquanto que lojistas têm a possibilidade de alavancar resultados, fidelizar sua clientela e ganhar exposição. Desse modo, esse sistema pode ajudar muitos negócios a crescer e vender muito mais.

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