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Fidelização

O que é marketing de relacionamento e como ele fideliza clientes?

21 de setembro de 2017

por Beblue

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Para entender com um pouco mais do marketing de relacionamento, pense em uma ação realizada por alguma empresa que tenha te tornado um assíduo consumidor da marca, preferindo-a em relação aos concorrentes.

Se a resposta surgiu rapidamente em sua lembrança, é possível que você já tenha presenciado uma ação eficiente de marketing de relacionamento. Nada mais é do que um conjunto de estratégias para divulgar e expandir o alcance de uma marca no mercado.

Nessas estratégias, o direcionamento ao público-alvo é determinante para atrair consumidores e trabalhar na fidelização de clientes.

Quer saber como usar o marketing de relacionamento na sua empresa? Este post vai responder todas as suas questões sobre o assunto. Acompanhe!

 

O que é o marketing de relacionamento?

As estratégias para a construção e manutenção de um relacionamento com os clientes atuais e em potencial são elaboradas com objetivos diversos, como:

– construção e divulgação da marca;

– prospecção, retenção e fidelização de clientes;

– criação de autoridade da sua marca no mercado, fazendo com que

se torne referência em seu segmento.

 

Assim, você transforma o seu público em promotores da marca. E ajuda a divulgar seu negócio e os diferenciais que fizeram com que cada um deles preferisse sua empresa em vez da concorrência.

O bom resultado do marketing de relacionamento se deve à construção dessas experiências impactantes, que geram boas sensações no consumidor. Prova disso é o recente estudo da Accenture, em que 60% dos entrevistados demonstraram disposição em pagar a mais por uma solução para obter uma experiência de compra mais positiva.

Por meio de ações com esse enfoque — e pautadas por uma demanda de mercado —, as empresas conseguem estabelecer e manter uma relação sólida e duradoura com seu público.

 

Por que utilizar essa estratégia em sua empresa?

Um pouco do que falamos até aqui ajuda a pavimentar a relevância do marketing de relacionamento. Encantar o consumidor faz com que ele se torne fã de sua marca.

Em médio e longo prazo, à medida que você estabelece essa ponte com o público-alvo e a sustenta, as estratégias constroem e reforçam uma posição de autoridade para sua empresa.

Progressivamente, é estabelecida uma relação de reciprocidade. Você soluciona as dores e os desafios do seu consumidor, e ele retribui em favor de sua marca e divulgando-a. Assim, mais pessoas ouvem falar de você.

Só que o marketing de relacionamento não é só uma ferramenta para fidelização. É uma oportunidade para criar um relacionamento sólido com os colaboradores, parceiros e fornecedores também.

Pense nisso: não há publicidade melhor do que a satisfação daqueles que lidam diretamente com a sua empresa!

 

Como o marketing de relacionamento ajuda na fidelização de clientes?

Basicamente, a retenção de clientes vai ocorrer naturalmente quando você desenvolver ações para impactá-los da melhor maneira possível.

Ao fazer promessas para o cliente e criar experiências positivas,  ele devolve a confiança depositada, seja comprando novamente com você ou indicando seus produtos e serviços.

Para que esse relacionamento funcione, entretanto, o esforço deve ser contínuo e estar em constante evolução, de modo a manter o interesse dos clientes. A seguir, vamos analisar as melhores práticas para trabalhar o marketing de relacionamento em sua empresa.

 

Dicas para desenvolver o marketing de relacionamento

Em uma equilibrada estratégia que se divide entre ações presenciais e digitais, é possível abranger o alcance de sua marca para impactar mais pessoas. E consequentemente, potencializar os resultados.

Entre as principais maneiras de usar o marketing de relacionamento, é importante conhecer e entender o seu público-alvo.

Descubra o que encanta e motiva eles. E quais são os problemas que enfrentam e de que forma as suas soluções podem resolver essas dificuldades.

 

Entendendo mais os benefícios do marketing de relacionamento

Tenha em mente que o marketing de relacionamento deve ser trabalhado como um diferencial. E assim, cativar e reter os clientes. Lembre-se também como a base estrutural é capaz de promover maior valorização da sua marca.

E isso é algo de que todos podem se beneficiar: você, seus colaboradores, fornecedores, parceiros e, claro, a sua crescente base de clientes. Quer coisa melhor para gerar vantagem competitiva e construir um importante legado para a sua marca? 🙂

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