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Comunicação

4 dicas de marketing para impulsionar a aquisição de clientes

25 de outubro de 2017

por Beblue

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A aquisição de clientes é a meta de qualquer empresa. E pretende não somente garantir a sobrevivência, mas impulsionar as vendas e manter um índice de crescimento satisfatório.

Isso significa que a prospecção de clientes é uma necessidade constante. Entretanto, muitos empreendedores não sabem que é possível fazer com que essa tarefa seja realizada de forma mais eficiente. Muitas vezes, apenas utilizando algumas estratégias básicas de marketing e vendas.

No artigo de hoje, mostraremos quatro dicas úteis para impulsionar a sua aquisição de clientes e aumentar a receita da empresa. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

 

1. Integre processos dos setores de vendas e de marketing

Toda empresa funciona como um organismo, sendo composta por diversos departamentos com funções diferentes. No entanto, todas são necessárias para garantir o seu pleno funcionamento. Mas, já percebeu que os setores de marketing e vendas têm muitas características em comum?

Apesar das formas de trabalhar serem distintas, você verá que o objetivo dos dois departamentos é, basicamente, o mesmo: aumentar as vendas da empresa.

O de vendas foca no operacional, lidando com os clientes e o fechamento de vendas diárias. Já o de marketing, geralmente, trabalha com estratégias, desenvolvendo planos, táticas e ações para garantir a aquisição de clientes.

Essa linha de raciocínio não somente faz sentido, como também já ganhou um nome oficial: vendarketing (vendas + marketing). Trata-se de um método de aquisição de clientes em que os dois setores unem suas metas, estratégias e processos para alcançar os melhores resultados.

Uma das principais vantagens de aderir a esse conceito é que ao invés de vendas e marketing “competirem” entre si; os dois grupos unem seus conhecimentos, trocando informações para um setor nutrir o outro com dados importantes para colocar as melhores práticas em ação.

 

2. Garanta a satisfação do público

Uma das estratégias eficientes de marketing para melhorar o relacionamento e aquisição de clientes, é garantir a satisfação do público em relação aos seus serviços.

Independentemente de qual seja a área de atuação da sua empresa, é provável que existam muitos concorrentes, correto? Aos olhos do cliente, a concorrência representa mais opções de consumo e variedades no preço e na demanda. Portanto, coloque-se no lugar do consumidor e pense nos motivos que o fariam escolher a sua marca em meio a tantas opções.

Com esse raciocínio em mente:

– Invista em tornar os seus serviços/produtos os melhores do mercado;

– Melhore a qualidade do seu atendimento;

– Faça com que o seu pós-vendas seja eficiente, garantindo um ótimo relacionamento cliente-empresa.

 

Basicamente, faça o que for necessário para garantir um índice elevado de satisfação do público de sua empresa, pois quanto maior for esse índice, melhor será a sua aquisição de clientes.

 

3. Produza conteúdo para atrair mais visitantes

O marketing de conteúdo não é mais considerado como uma tendência em ascensão, mas, sim, uma estratégia de sobrevivência à qual todas as empresas que pretendem se manter competitivas deveriam aderir o quanto antes.

A produção de conteúdo é eficiente tanto no marketing de relacionamento quanto o de atração. Além de agregar valor aos canais de comunicação da empresa, possibilita que a sua presença digital seja ampliada.

Considerando que vivemos na era digital, quanto mais amplamente sua empresa se mostrar na internet, maiores são as chances dos consumidores a encontrarem.

Para isso, o marketing de conteúdo, ou digital consiste, basicamente, em criar uma audiência em torno do seu site, blog e das redes sociais. Por meio da produção de conteúdo relevante e atrativo, desenvolvido para o público-alvo do negócio.

 

4. Invista em uma estratégia de bonificação

Apesar das diferenças, as áreas de vendas e marketing têm objetivos em comum. Isso significa que ambas oferecem ferramentas e recursos eficientes para melhorar a prospecção dos clientes.

Na área de vendas, existe a estratégia de bonificação. Muito comumente utilizada, por causa de sua capacidade de converter leads em clientes. Essa bonificação é capaz de motivar os vendedores a se empenharem na produtividade e fidelização consumidores à sua marca.

 

Como foi dito, uma das formas de garantir a satisfação do público é investindo em melhorias na qualidade dos serviços, dos produtos e, é claro, do atendimento ao cliente. Quanto mais motivada a sua equipe de vendas estiver, maior será o seu empenho em oferecer um atendimento personalizado.

Além disso, quando o vendedor entende que quanto mais vendas fechar, maiores serão seus ganhos, ele passa a realmente vestir a camisa. Ou seja, a bonificação é capaz de fixar os valores da sua marca no conceito da equipe de vendas com veemência.

Vale lembrar que, como gestor, você deve ficar atento para não cometer equívocos, estabelecendo metas astronômicas e irreais diante do mercado. Esse comportamento pode criar um ambiente negativamente competitivo, fazendo com que o engajamento de sua equipe de vendas seja desfeito. E que a sua aquisição de clientes acabe sendo comprometida.

Então, agora que você já conhece as melhores práticas para impulsionar a sua aquisição de clientes, não deixe de assinar nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!

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