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Seis dicas matadoras para criar uma promoção sazonal eficiente

10 de novembro de 2017

por Beblue

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Praticamente todos os estabelecimentos trabalham com produtos ou serviços que vendem mais em datas específicas do ano. Seja o fondue no inverno ou as roupas de banho no verão, o fato é que a maioria tem certos itens com a saída garantida em períodos sazonais.

E, com uma promoção sazonal bem elaborada e definida, é possível triplicar as vendas e garantir a época de baixa. Pensando nisso, selecionamos seis dicas matadoras que ajudam o seu negócio a ser um sucesso e incomodar a concorrência. Confira!

 

1. Conheça o perfil do seu cliente

Conhecer o perfil do seu público-alvo é essencial para vender mais. E, em momentos de baixa, o relacionamento com o cliente se torna ainda mais estratégico.

Identificar os consumidores mais fiéis e que mais fecham negócio com você é um passo fundamental para seu plano de ação. Esse cliente habitual está mais receptivo a um contato seu.

Você pode convidá-lo a visitar seu estabelecimento para conhecer as novidades, como o lançamento de um produto, ou para tomar um cafezinho com seu vendedor/funcionário.

No varejo, por exemplo, é preciso desenvolver abordagens para trazer esse consumidor para a loja e aumentar o nível de circulação de visitantes e de possibilidades de venda.

Uma prática eficiente é criar uma classificação de clientes, concedendo 5 estrelas aos mais frequentes e reduzindo a quantidade para os mais esporádicos. Esse tipo de método auxilia o lojista e seu time de vendas a compreenderem os diversos perfis de consumidores da loja. E assim, criarem estratégias certeiras para cada um deles.

Para o público menos constante, por exemplo, pode ser elaborada uma abordagem mais explícita, para realmente atraí-lo, como uma promoção ou propaganda sazonal mais expressiva.

No entanto, é necessário que a equipe não enxergue essa atitude como uma fonte de venda única, mas como uma oportunidade de transformar um cliente esporádico em um cliente fiel a fim de gerar um relacionamento com sua marca.

 

2. Seja criterioso

Para que a campanha seja um sucesso, é fundamental que as datas comemorativas sejam escolhidas com cuidado. Isso porque, na maioria das vezes, é preciso direcionar o foco para os momentos mais favoráveis.

Escolher uma data errada pode levar ao desperdício de tempo, dinheiro e recursos, que poderiam ser utilizados de outras formas. Além disso, negócios que realizam promoções a cada fim de semana reduzem o valor de suas ações perante os seus clientes, pois esse tipo de atitude cai na “mesmice”.

Por isso, seja criterioso e use o histórico de abordagens a seu favor, além de buscar sempre conhecer cada vez mais a fundo o seu público. Assim, será possível desenvolver campanhas sazonais mais certeiras e que obtenham um resultado melhor do que o esperado.

 

3. Dê atenção constante ao seu estoque

Ao conhecer o perfil que frequenta seu estabelecimento, você descobrirá aquilo que mais agrada e terá mais segurança para aumentar o estoque de determinadas mercadorias em épocas de alta.

Por exemplo: se for Natal, é preciso saber quais roupas, calçados e brinquedos são mais procurados nessa época.

E, quando as vendas não estão boas, verificar o estoque também é uma prática indispensável. Que tal estimular o giro de estoque de itens que estão parados no depósito. E ainda, melhorar o fluxo de pessoas em sua loja?

 

4. Utilize estratégias de marketing

Nos períodos sazonais de maior fluxo — como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal —, provavelmente já deve haver um bom impulso de vendas em sua loja. Mas saiba que, mesmo nessas épocas, é possível vender ainda mais!

Para isso, evite o uso do comportamento reativo, de somente aguardar para atender quem provavelmente já iria até o seu estabelecimento. Em vez disso, utilize novas abordagens para incrementar esse fluxo. Ofereça:

Vale-presentes

Em datas comemorativas, as pessoas gostam de presentear umas às outras, e a oferta de vale-presentes nas épocas sazonais funciona muito bem.

Essa estratégia atinge não só o cliente direto, como também a pessoa que recebeu o vale-presente, uma vez que a mesma escolherá o produto de sua loja, o que fará com que ela conheça melhor as mercadorias que você tem a oferecer. Assim, graças ao vale-presente, você atingirá dsoi clientes de uma única vez!

Descontos

Oferecer cupons de desconto aumenta a demanda de um estabelecimento e, na promoção sazonal, eles são melhores ainda! Geralmente, esse desconto não impacta muito em compras individuais. Por isso, estipule um valor mínimo de compra para que você aumente o seu volume de vendas.

As pessoas procuram por descontos que realmente valham a pena. Ou seja, valores baixos não as estimulam. Sendo assim, promover os descontos em formato de valor e não de porcentagem pode chamar a atenção do público mais rapidamente.

Por exemplo: “desconto de R$ 150,00” é melhor do que “desconto de 30%”, mesmo que esses dois valores signifiquem a mesma coisa.

 

5. Treine sua equipe

Criar boas campanhas e ter preços atrativos nem sempre é o suficiente para vender mais. Contar com uma equipe bem preparad também é muito importante.

Vender muito em períodos de alta é fácil. Agora, quando a sazonalidade interfere de forma negativa nos negócios — como a altíssima demanda de clientes —, um time engajado e bem preparado faz toda a diferença.

Portanto, crie treinamentos que ajudem sua equipe de vendas a conhecerem melhor as mercadorias do seu estabelecimento, bem como os diferenciais frente a concorrência.

Além disso, invista em políticas de empatia para que os vendedores façam uma abordagem adequada a cada perfil de cliente. Assim, eles passam a dominar as estratégias de vendas e relacionamento, agregando valor sentimental aos atendimentos.

Com isso, seus consumidores retornarão com frequência.

 

6. Elabore um plano de ação

Para que tudo funcione como o desejado, é preciso definir planos de ação detalhados, e todos os envolvidos devem saber todas as decisões que serão tomadas de antemão.

A equipe deve estar focada e engajada com a realidade da promoção sazonal. Portanto, trace metas que possam ser atingidas por todos e não se esqueça de registrar aqueles clientes que retornaram por conta da divulgação das campanhas.

Reúna, também, o maior número de dados e informações possíveis para que você consiga tomar decisões certeiras em momentos difíceis. Tudo é válido quando o assunto é vendas.

 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a criar uma promoção sazonal de sucesso para o seu empreendimento. Não perca tempo e as coloque em prática o quanto antes para sair à frente da concorrência!

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