Gestão

Como fazer o marketing de pequenas empresas com sucesso?

26 de novembro de 2017

por Beblue

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Marketing para pequenas empresas não é gasto, é investimento!

Se começar um negócio é difícil, aprender a divulgar pode ser ainda mais desafiador. Não é incomum que donos de PMEs sejam responsáveis também pelo marketing da empresa e acabem sobrecarregados. Entretanto, existem alguns princípios básicos que, quando bem aprendidos, podem ajudá-lo a desempenhar essa tarefa com destreza e sem estresse.

Marketing não deve ser visto como uma despesa, e sim como investimento. Portanto, é fundamental ter uma ideia clara de quando e como investir. No artigo de hoje você vai entender como funciona o marketing para pequenas empresas e ainda terá acesso a algumas dicas do que fazer para atingir o sucesso. Pronto? Então vamos lá!

 

Como o marketing pode alavancar a sua pequena empresa?

O coração do sucesso comercial da sua empresa reside no marketing. E a maioria dos critérios que definem o sucesso de uma companhia exigem que essa área dos negócios vá bem.

O Marketing engloba uma série de iniciativas como a publicidade, as relações públicas, os esforços promocionais e de vendas. E marketing também é, ao mesmo tempo, um processo pelo qual um produto ou serviço é promovido a potenciais clientes.

Sem marketing, sua empresa pode oferecer os melhores produtos ou serviços e jamais ser notada pelos consumidores. Afinal, é ele que diz ao mundo que esses produtos existem e evidencia por que eles são uma boa escolha.

Para obter êxito no mercado, é preciso que a sua empresa seja conhecida por potenciais compradores. E, a não ser que seus serviços já sejam populares dentro de uma comunidade, você precisará usar de estratégias de marketing para criar consciência deles. É o marketing que oferece ao seu negócio a chance de ser descoberto por clientes em sua cidade, estado ou pelo mundo.

A partir do momento em que sua empresa entra no radar de seu público-alvo, aumentam suas chances de fechar negócios. Conforme a consciência torna-se uma realidade, novos clientes começam a falar sobre o nome e a qualidade dos seus serviços para terceiros, e suas vendas aumentam ainda mais.

Confira a seguir 5 coisas que o marketing para pequenas empresas ajuda a concretizar:

 

1. Constrói reputações

Quando uma empresa conhece — e atinge — as altas expectativas de seu público, consegue construir uma reputação sólida. Essa reputação é alicerçada na participação ativa em programas comunitários, numa comunicação eficiente e em produtos e serviços de qualidade, criados e apoiados por esforços de marketing.

2. Promove a competição

O marketing também cria um ambiente de mercado ideal para a competição saudável. Seus esforços revelam os preços de produtos e serviços de terceiros, permitindo que você entenda melhor como precificar seus próprios produtos.

3. Estabelece uma presença online para sua marca

A internet tem sido um ótimo nivelador de negócios. Antes dela, pequenas empresas enfrentavam dificuldades para expandir seus negócios para cidades vizinhas ou dentro de seus estados. Agora, ter um site pode ajudar você a vender muito além do seu mercado local.

4. Fideliza clientes

O marketing por e-mail é um método que funciona para trazer compradores de volta. Mesmo que a obtenção de seguidores possa levar algum tempo, marcas com grandes listas de e-mail reconhecem o valor desse método.

Na era virtual, a caixa de entrada é um dos locais mais acessados da internet. E quando um cliente topa receber as suas novidades por email, você deve se aproveitar disso para fazer um bom marketing digital. Apenas tenha cuidado para não sobrecarregar seus assinantes!

5. Cultiva relacionamentos

Marketing digital não é só sobre o crescimento da sua base de clientes, mas também sobre a construção de relacionamentos duradouros com eles, em plataformas como redes sociais, blogs e e-mail marketing. A retenção de clientes é fundamental para o crescimento do seu negócio, e a criação de uma estratégia digital é um bom lugar para começar.

Atualizar blogs com notícias e tutoriais que possam ajudar seu cliente a conhecer melhor os produtos e serviços da sua empresa, é uma ótima estratégia para construir um relacionamento prolongado com a sua audiência.

 

E como fazer o marketing para pequenas empresas?

Fazer o marketing dentro de casa é uma ótima ideia. E com essas dicas, fica ainda mais fácil ver a sua empresa decolar, do planejamento às ações de marca.

 

Tenha um planejamento sólido

Analise a situação atual da empresa, descreva seu público-alvo, liste seus objetivos, esboce estratégias e táticas de comunicação para conquistar esses objetivos e definir um orçamento. Planejamento é tudo!

 

Conheça o ambiente de marketing

O ambiente de marketing é a melhor maneira de compreender sua concorrência para, em seguida, oferecer produtos melhores, mais avançados e a preços mais acessíveis.

Quando você conhece o seu ambiente de marketing, consegue criar estratégias e tomar decisões rápidas, pautadas em informações reais. O constante estudo e monitoramento dele permitirá que a empresa evite perdas e se defenda de ameaças e desafios.

 

Conheça seus clientes

O próximo passo, fundamental a qualquer estratégia de marketing para pequenas empresas, é conhecer seu público-alvo. Você já fez um esboço de que tipo de pessoa gostaria de atingir na primeira etapa, enquanto planejava seu marketing. Entretanto, os clientes que você já tem não podem ser deixados de lado.

Por isso, é hora de uma boa e velha pesquisa de mercado. Observe sua base de clientes e até mesmo a sua concorrência. A partir daí você avalia como as outras empresas se posicionam e que tipo de estratégia usam para atingir essa audiência.

 

Entenda sua concorrência

Você pode não querer admitir, mas tem muitos concorrentes que entregam experiências, produtos e serviços similares aos seus. E é uma boa ideia dedicar tempo a conhecê-los e entender seus erros e acertos. Monitorar a concorrência continuamente ajudará sua empresa a planejar estratégias melhores e, quem sabe, conquistar aqueles consumidores mais indecisos. Mas claro, de forma ética! Então vale uma simples pesquisa no Google.

 

Invista na sua presença online

Inclua as redes sociais no seu plano de marketing. Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram são ótimos lugares para divulgar a sua marca e postar conteúdo do interesse de seus seguidores. É ali que você conseguirá prospects sem ter de pagar por isso.

Para ficar ainda mais organizado e otimizar o seu trabalho, monte um calendário editorial com os tipos de conteúdos que serão publicados, a frequência e público-alvo.

 

Insista em boas estratégias!

O pior que pode acontecer a um pequeno empresário é não perseverar em seu plano de marketing. Desistir cedo demais pode impactar negativamente a sua empresa e jogar todos os seus esforços na lixeira.

 

Com as dicas que você aprendeu aqui, planejar, implementar e obter sucesso com o marketing é menos complicado do que parece, né? Então coloque em prática e boa sorte! 🙂

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