Fidelização

Overdelivering: como usar a técnica para atrair clientes

30 de novembro de 2017

por Beblue

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Quem não gosta de ser surpreendido positivamente?

É claro que todo mundo gosta de receber um produto antes do prazo e com benefícios extras. Afinal, sentir-se importante é sempre bom quando recebemos um atendimento diferenciado. Esse cuidado é chamado de overdelivering e, cada vez mais, essa prática tem feito empresas fidelizarem seus clientes e os tornado multiplicadores. Por isso, é muito importante pensar nessa técnica e aplicá-la em seu negócio próprio.

Neste post, você entenderá como o overdelivering pode te ajudar a fidelizar seus clientes.

 

Conhecendo o Overdelivering

A técnica do overdelivering consiste basicamente na diminuição do horizonte de expectativas do cliente. Com menos expectativas, é mais fácil e viável surpreendê-lo com algo inesperado.

Se, por exemplo, no ato da compra, o prazo de entrega era de 10 dias, com o overdelivering, o produto chegará em três, e acompanhado de um brinde extra, que sequer foi citado quando o negócio foi fechado.

A grande vantagem do overdelivering é que ele pode ser aplicado em todos os ramos de negócio, tanto físico quanto online. Essa técnica permite agregar valor, satisfazer o cliente e, principalmente, torná-lo fiel.

 

Bom senso é fundamental

Como sua intenção é antecipar prazos e oferecer algo a mais, é fundamental ter prazos pré determinados e razoáveis para ter tempo hábil de entregar antes do combinado. Isso irá manter o elemento surpresa e facilitar a fidelização de seus clientes.

A técnica de overdelivering não se restringe apenas aos prazos. Cada empreendedor pode usar a criatividade para encontrar formas para agradar seus clientes de acordo com seu nicho específico.

 

Outras formas de praticar o Overdelivering

Ninguém conhece seu empreendimento tão bem como você. Sendo assim, será sua responsabilidade criar os diferenciais dessa técnica, mas sempre pensando em sua persona. Uma boa dica é você se colocar no lugar de seus clientes e imaginar o que te deixaria surpreso e satisfeito.

Veja algumas ideias já desenvolvidas por empresas de sucesso:

 

– Frete Gratuito: a entrega grátis é um diferencial decisivo na hora da compra, e ele pode ser bem mais eficiente se for oferecido como algo a mais, algo inesperado. Se seu empreendimento é virtual, um e-commerce, por exemplo, realize a transação normalmente, considerando o valor do frete no ato da compra e, pouco tempo depois de fechado o negócio, envie uma mensagem ao cliente indicando que o frete será por sua conta.

 

– Programa de Fidelidade: um dos modos mais tradicionais de praticar o overdelivering. Usado desde quiosques até por grandes corporações, esse mecanismo oferece vantagens em troca da fidelidade do cliente.

 

– Brindes e Bônus: oferecer outro produto ou serviço além daquele adquirido pelo cliente não é exatamente uma novidade. No entanto, a diferença da técnica do overdelivering está na surpresa. Portanto, os bônus e brindes devem ser oferecidos depois da efetivação da compra.

Outro diferencial está na utilidade do bônus. Seu diferencial será sempre oferecer um bônus que realmente agregue valor à experiência de seu cliente. Imagine, por exemplo, pagar por um produto e receber uma quantia de volta daquilo que você pagou? É assim que funciona a lógica do cashback, que tem conquistado muitos clientes devido ao benefício que gera.

 

Conteúdo

Esse é um dos principais princípios do overdelivering. Principalmente para os empreendedores digitais, pela facilidade do contato virtual com os clientes.

Informação e conhecimento tem muito valor. E isso pode ser comprovado pelos milhões de acessos diários aos buscadores de conteúdo.

Oferecer conteúdo relacionado a seu produto ou serviço é a forma mais prática de agregar valor à venda e, assim, fidelizar clientes e potencializar transações.

 

O Overdelivering no mercado digital

O mercado digital cresce exponencialmente no mundo todo e, no Brasil, essa tendência se torna cada vez mais forte. A cada semana, centenas de novos empreendedores iniciam as atividades em lojas virtuais, comercializando produtos físicos, infoprodutos e mais uma infinidade de artigos.

 

Como aplicar as técnicas no mercado digital

Aplicar as técnicas do overdelivering no mercado digital, como o de afiliados, por exemplo, requer criatividade e estratégia. Diferentemente de um produto físico, como uma pizza, o produto digital aplaca outras dores do cliente.

Usando a técnica do overdelivering, o empreendedor precisa ter algo a mais, algo que agregue valor à compra.

 

Ofereça Conteúdo

Se depois da compra, o cliente recebe um e-mail surpresa com um conteúdo exclusivo, certamente ele se sentirá valorizado e especial.

Obviamente, o conteúdo do blog tem que ser absolutamente relevante para o programa de emagrecimento, e o ideal é que esse cliente frequente esse ambiente várias vezes por dia. Dependendo da duração do programa, o empreendedor pode ir liberando o acesso ao blog aos poucos, mantendo assim a sensação de recompensa do cliente e sempre valorizando o elemento surpresa.

Esse é o princípio básico do overdelivering e é possível utilizá-lo em qualquer ramo de qualquer nicho de mercado.

 

Coloque agora mesmo em prática o Overdelivering

Agora que o overdelivering deixou de ser um mistério, é hora de colocar em prática esse conhecimento.

Como você viu, é possível fazer o overdelivering sem precisar de grandes investimentos ou esvaziar estoques. O blog é uma ótima ideia tanto para produtos físicos quanto digitais. Por isso, indicamos que você tente começar a aplicar essa técnica em seu negócio.

Para facilitar ainda mais sua vida como empreendedor, preparamos um guia completo para a criação de um blog com assuntos interessantes e que te ajudará a colocar essa estratégia em prática e em pouquíssimo tempo. Mãos à obra!

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

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