Benchmarking para pequenas empresas
Gestão

Benchmarking para pequenas empresas: o que é e como pode ajudar?

Se você é um pequeno empresário, deve entender a importância de estar sempre de olho no que o seu concorrente anda fazendo para identificar oportunidades de negócio. Essa é a premissa do benchmarking, técnica que analisa se os seus processos são competitivos, quando comparados aos da concorrência.

É por meio dela que os pequenos empresários têm a possibilidade de manter a produtividade dos seus negócios com um risco calculado e sem amadorismo.

Neste artigo, você vai descobrir como o benchmarking pode ser útil para uma empresa de pequeno porte. Está preparado? Confira!

Como surgiu o benchmarking?

O termo surgiu no final dos anos de 1970. Introduzido pela empresa Xerox, quando o presidente do grupo, Charles Christ, descobriu que um concorrente vendia máquinas iguais às suas, por um valor menor do que custava para fabricar.

A concorrente era a Cannon. Adepta a um programa de melhoria contínua, a saída que a Xerox encontrou para deter a concorrente foi enviar uma equipe para estudar todo o processo de fabricação da Cannon.

Como resultado, a empresa reduziu as falhas de produção e o tempo de desenvolvimento dos equipamentos. Desde então, organizações do mundo todo aderiram a essa análise de processos.

Por que o benchmarking é importante para pequenas e microempresas?

A maior vantagem de utilizar o benchmarking é poder se manter atualizado sobre as boas práticas do mercado e introduzir uma cultura de melhoria contínua dentro do seu negócio.

Assim sendo, essa atitude aprimora processos, reduz custos e evita a tomada de decisões prejudiciais à empresa, como o lançamento de produtos ou promoções desalinhadas ao que está sendo praticado pelo mercado.

Com a aplicação correta do benchmarking, você pode descobrir, por exemplo:

– Se o seu custo com fornecedores é maior que o do seu concorrente, o que vai servir como estímulo para negociar ou mudar de fornecedor;

– Se uma promoção que você está pensando em lançar já foi aplicada pelo concorrente, o que pode servir para você mudar ou aprimorar a sua ideia;

– Se o seu cliente prefere ser atendido pelos funcionários da concorrência. O que significa que você deve investir em treinamento para a equipe de vendas.

Sabemos que um dos principais problemas do pequeno empresário é a falta de recursos. Por isso, analisar o cenário antes de tomar qualquer atitude é essencial para aumentar o seu faturamento!

Quais são os tipos de benchmarking?

Embora o processo básico seja o mesmo, o benchmarking pode se concentrar em objetos diversos, como um produto ou processos internos, por exemplo. Além disso, há formas distintas de aplicá-lo. Entenda melhor cada uma delas:

Competitivo

Essa é a forma clássica de utilizar o benchmarking. Consiste em observar as ações da concorrência e usar as informações obtidas para melhorar os seus processos.

Será que o preço dos produtos ou a localização da sua loja faz com que os clientes prefiram a concorrência? Ao aplicar o benchmarking competitivo é possível encontrar as respostas para esse tipo de perguntas.

Cooperativo

Quando compreendem a importância de compartilhar informações, os pequenos empresários podem aprender uns com os outros. Nessa proposta, é possível colocar em prática o modelo de benchmarking funcional, que será explicado a seguir, sem recorrer ao serviço de uma consultoria ou ferramentas online. Nesse sentido, firme parcerias com outras empresas e defina as informações que poderão ser compartilhadas.

Funcional

A análise de mercado não deve se concentrar apenas nos seus concorrentes diretos. Essa é a diretriz do benchmarking funcional. Com ele, você analisa os processos dos líderes do mercado de áreas diferentes da sua e, desse modo, você descobre como eles chegaram a essa condição.

Interno

O benchmarking interno envolve a observação das diferentes áreas e processos da própria empresa, com o propósito de aprender com os nossos erros e acertos e criar novas maneiras de se fazer uma mesma coisa.

Quando um empreendedor decide aplicar esse tipo de benchmarking, ele consegue integrar a sua equipe e compartilhar boas práticas com todos os colaboradores. Mesmo que você conte com uma equipe reduzida, é possível identificar, na forma como você lida com um processo, a solução para lidar com outro.

Aplicando o benchmarking na prática

Faça uma lista de concorrentes

Para uma empresa pequena, é recomendado analisar até três concorrentes por vez. Escolha aqueles que atuam no mesmo bairro ou cidade e que dividem os clientes diretamente com você. Além disso, inclua na lista empresas de excelência para conseguir insights que vão além da sua área de atuação e feche parcerias para aplicar o benchmarking cooperativo.

Defina indicadores para a análise

A definição de indicadores comuns para todos os concorrentes vai auxiliar o empreendedor a entender os pontos fracos e fortes da sua empresa. Defina os processos a serem analisados, como, por exemplo, as vendas diretas, e crie indicadores de desempenho.

É aconselhável documentar todos os seus dados em uma planilha que possa ser editada e acessada quando for preciso. Para isso, você pode contar com o Google Docs.

Colete os dados

Muitos empreendedores entendem a importância de realizar ações de benchmarking, mas acabam travando na hora de conseguir as informações necessárias para seguir com o processo de análise. É natural, pois nem todas as informações sobre os concorrentes podem ser descobertas ou são públicas. Para contornar esse problema, você tem duas opções:

Use a técnica “cliente oculto”

É quando uma pessoa devidamente treinada e instruída se passa por um cliente para conseguir as informações sobre os processos da concorrência. Dessa forma, é possível conhecer a linguagem utilizada nos e-mails, o material promocional do concorrente, os preços, as técnicas de venda e outros itens.

Compare as informações coletadas

Lembre-se: as informações obtidas por meio do benchmarking devem servir como inspiração e não como cópia! Com isso em mente, é hora de elaborar um relatório com as conclusões obtidas e tentar buscar soluções para os seus processos.

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