Cashback,desconto ou voucher
Fidelização

Cashback, desconto ou voucher: qual o melhor?

Saiba como funciona o cashback, o desconto e o voucher e entenda qual a melhor opção para o seu negócio.

Cashback é uma palavra em inglês que significa, literalmente, dinheiro de volta. E essa explicação por si só, já demonstra a mágica do conceito: a pessoa realiza uma compra e recebe de volta uma porcentagem do valor. Legal, não é? Sim. E por isso, essa forma de recompensar o consumidor tornou-se bem popular. 

Assim, é uma das maneiras mais inteligentes de promover um negócio porque realmente entrega valor aos clientes. Em outras palavras, receber dinheiro de volta faz as pessoas enxergarem claramente quais são as vantagens reais de comprar naquele estabelecimento. Além de atrair novos clientes, o cashback também fideliza. 

No entanto, muitos donos e donas de seus próprios negócios possuem dúvidas de como funciona e da diferença entre cashback, desconto ou voucher. Se você é um deles, que bom que está aqui! Esse post é justamente para esclarecer esses pontos, oferecer informações e empoderá-lo para uma escolha mais consciente.

Descontos: como funciona e quando usar 

Essa tática é bem antiga, afinal, desde que o comércio começou a existir, criou-se o desconto como uma tática de venda. Com o advento dos meios digitais, começou a distribuição de cupons de desconto para os consumidores, normalmente, por meio de aplicativos. 

Nada mais do que um código aplicado no final das compras das lojas virtuais e que desconta uma porcentagem do valor total. A finalidade dos cupons é aumentar as vendas de um produto ou serviço. É um gatilho mental que incentiva o cliente a comprar e não deixar passar essa oportunidade única. 

Os cupons de descontos são interessantes para giro de estoque e uma estratégia para ser aplicada naqueles produtos que estão para vencer. Porém, o desconto sempre é uma diminuição do valor total do produto e essa é uma das principais diferenças do cashback. Isso faz com que o consumidor acredite de que você está vendendo por um preço maior do que deveria. Sem contar o fato de que a impressão transmitida é de que o produto não tem muita qualidade.

Voucher: o que é e para que serve? 

Fora o cashback, essa é outra palavra em inglês que significa “garantia” ou “comprovante”. Em termos práticos, é usado como um recibo de uma compra em que o produto ou serviço ainda não foi entregue. Normalmente, esse é um recurso utilizado por agências de turismo (passeios, por exemplo) ou por empresas ao oferecerem benefícios como vale-alimentação. 

Uma das estratégias aplicadas é oferecer um voucher de um outro produto no momento da compra. Por exemplo, restaurantes vendem um prato principal e entregam um voucher de sobremesa para ser utilizado em uma futura ocasião. 

No entanto, essa estratégia requer um planejamento cuidadoso para o negócio realmente conseguir entregar o produto do voucher para todos os consumidores participantes da promoção. Além disso, não permite a coleta dos dados para campanhas personalizadas e sazonais.

 Cashback: qual a diferença? 

Com a técnica de cashback, você destina uma certa % para devolver ao cliente:  pode ser sobre um produto em específico ou sobre uma compra total. Com o dinheiro na conta, o consumidor é incentivado a realizar uma próxima compra. 

O cashback se destaca dos outros porque é um benefício real ​para o cliente uma vez que uma quantia é recebida de volta na hora. Ver o valor na sua conta é uma maneira eficiente do cérebro assimilar que foi recompensado. Além disso, o consumidor está pagando o valor integral e, por isso, não fica com aquela impressão de que o produto não tem qualidade. 

Mais do que definir qual é o melhor, desconto, voucher ou cashback, o importante é entender que existem estratégias mais adequadas para o seu negócio, as quais aliam inteligência e tecnologia. Descontos e vouchers são técnicas válidas e possuem diversas vantagens sim, no entanto, são antigas. Tanta coisa mudou no mundo, por que não investir em algo mais moderno?

Leia mais sobre benefícios para você, sua empresa e seus clientes, no blog do Beblue.

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