Marketing para restaurante
Gestão

Como criar um plano de marketing para restaurante que seja efetivo

Criar um plano de marketing para restaurante parece ser mais complexo do que aparenta. As dicas nesse post, podem te ajudar!

Falhar. Muitos empreendedores possuem medo de não obter sucesso no empreendimento. Existem diversos fatores para que um negócio não continue com as portas abertas. Por outro lado, existem outras tantas maneiras de garantir os melhores caminhos de crescimento e atingir os resultados esperados.

Algo comum dentre todos os estabelecimentos considerados bem sucedidos é: ter um plano de negócios. Um bom planejamento de marketing para restaurante é essencial para ajudar a organização e ter mais clientes no seu estabelecimento. Como criar um que seja efetivo é o que vamos mostrar aqui nesse post.

Criando um plano efetivo 

Um plano de marketing para restaurante segue um objetivo e estabelece uma meta. Pode ser, por exemplo, conseguir desovar o estoque de um produto X. Ou ainda, aumentar as vendas de um serviço Y. Depois, é preciso definir como medir o sucesso da campanha: será quando acabar o estoque? Ou no momento em que registrar um aumento de 30% no faturamento?

Assim, para alcançar essas metas é necessário definir sua estratégia, levando em consideração as diretrizes da empresa. E assim, utilizar os recursos para executar o que foi planejado. Dessa maneira, criamos um passo a passo para você montar um plano de marketing para restaurante. Confira:

Conheça o mercado

Ter conhecimento sobre o que os seus concorrentes estão fazendo é importante para descobrir maneiras do seu negócio se sobressair. Eles estão presentes nas redes sociais? Os canais são atualizados? Como são feitas as promoções?

Além de verificar quais as estratégias deram certo, é crucial notar também quais não deram certo. Provavelmente, seu público é parecido. Dessa forma, você ganha tempo ao não apostar em uma estratégia falha.

Conheça o seu público

É fundamental que uma estratégia de marketing para restaurante tenha seu público muito bem definido. Conhecer o perfil do seu cliente ideal é necessário para pensar quais serão as estratégias a serem aplicadas e definir quais trarão maior retorno. 

Se seu objetivo é vender mais sorvetes de morango, por exemplo, procure informações sobre as pessoas que compraram esse produto. Com isso em mãos, você consegue extrair alguns dados e entender as soluções que seu produto oferece. E explorá-las. 

Canais de comunicação 

Conhecer seu público é vantajoso porque ajuda a definir quais canais as pessoas buscam informação quando sentem vontade de consumir o seu produto. Isso é fundamental para não dar um “tiro no escuro”. Porém, também abre espaço para novas ideias.

Com um bom planejamento de marketing para restaurante, é possível testar canais que não foram mencionados anteriormente e inovar. Essa é uma oportunidade e tanto para ficar à frente da sua concorrência.

Mensuração dos dados 

Um dos maiores erros dentro do marketing para restaurante é gerenciar a campanha às cegas – sem o uso de nenhum dado. Outro é ir atrás de informações apenas quando a promoção acaba. Se por um lado, mensurar os dados mostra se o planejamento estratégico está indo como previsto, por outro, analisar as informações é ideal para corrigir a rota. Uma das maneiras de fazer isso é utilizando um CRM.

Marketing para restaurante: utilize CRM

Como dissemos acima, os dados são importantes para o sucesso de qualquer campanha de marketing para restaurante. Para isso, é legal contar com o apoio de tecnologia, como um software de CRM, uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Parece complexo, mas não é. Existem ferramentas intuitivas e fáceis, com uma vasta equipe de apoio para ajudar. 

Utilizando os dados do CRM é possível segmentar seus clientes por hábitos de consumo, recorrência e dados demográficos. Além disso, criar promoções mais assertivas, com informações personalizadas e campanhas para públicos específicos. Isso significa aumento na confiança e empatia dos consumidores, do engajamento e, consequentemente, maior resultado nas vendas. 

Leia mais sobre benefícios para você, sua empresa e seus clientes, no blog do Beblue.

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