promoções em datas especiais
Fidelização,  Gestão

Como fazer promoções em datas especiais: uma maneira de inovar a experiência do seu consumidor

Aprenda como fazer promoções incríveis em datas especiais e descubra novas maneiras de inovar a experiência do consumidor. Saiba mais!

Como fazer promoções em datas especiais? Dias comemorativos sempre movimentaram o comércio e explorar essas oportunidades de aumento de vendas é uma das táticas mais antigas do varejo. O nome disso é marketing sazonal e quase todo mundo que atua em vendas já utilizou essas datas comemorativas para impulsionar seu negócio. 

Aliás, o Dia dos Namorados, inclusive, foi uma invenção para aumentar as vendas no mês de junho. Sim, muitos estabelecimentos utilizam essa tática porque realmente engajam os consumidores e trazem resultados palpáveis. Porém, como tudo na vida, não adianta nada sair fazendo qualquer promoção que der na telha. 

É necessário traçar um planejamento estratégico cuidadoso, aliando sagacidade, experiência de mercado e utilizando as inovações do setor. Afinal de contas, a tática é antiga, no entanto, foi se aprimorando e, hoje em dia, existem ferramentas para o seu negócio aumentar ainda mais as vendas. 

Vamos conversar mais sobre isso! 

Como fazer promoções nas datas comemorativas?

Planejamento

Leve como um mantra na hora de pensar em fazer promoções: tudo na vida precisa de planejamento e aqui não pode ser diferente. O caminho para mandar bem é criar um calendário de promoções, selecionando as datas de janeiro a dezembro que poderiam ser aproveitadas para o seu negócio. Além das datas conhecidas, como Dia das Mães e Natal, existem diversas outras a serem exploradas quando o assunto é promoção. Apenas se atente ao seu nicho de atuação e pense nas data que são mais interessante para eles . Depois, é hora de estruturar o seu planejamento em cima disso. 

Público

O segundo passo ao criar seu planejamento de promoções em datas especiais é definir para quem será direcionada a campanha. Ou seja, para isso é necessário conhecer seu público-alvo e definir segmentações dentro dele. Essa análise pode ser feita fundamentada em conhecimento empírico, impressões e dados. Somente depois é possível traçar algumas diretrizes reais como quais produtos serão vendidos, qual a duração da promoção, a abordagem e claro, o objetivo: vender produtos que estão encalhados no estoque? Chamar novos clientes? Ou para lançar uma nova coleção?

Experiência ao consumidor

Com essas informações definidas, a próxima etapa no seu plano de como fazer promoções é pensar em estratégias e entregar a melhor experiência possível ao consumidor. Que tal oferecer um prato especial em determinada data comemorativa, dar um brinde exclusivo ou até mesmo personalizar o ambiente do seu estabelecimento de acordo com o dia comemorado. Essas são diversas formas de se entregar experiências novas e de valor a seus consumidores.

 Porém, isso abrange vários fatores e é importante prever o que pode dar seriamente errado. Controle o estoque, verifique duas vezes à logística, treine seus entregadores e atendentes, certifique-se que tudo está nos eixos para que a promoção ocorra como o planejado.

Divulgação 

Com o planejamento bem definido, acredite, fica evidente onde divulgar sua campanha assim como quanto precisa ser investido. A ideia é ter em mente como fazer promoções atrativas e contar para o maior número de pessoas. Será por meio de cartazes, flyers e displays no balcão? Ou será focada em marketing online, como sites, e-mails, newsletters ou usando uma plataforma como o Beblue? Nada impede de misturar todas as técnicas, selecionar apenas algumas ou criar um calendário de divulgação.

Principais datas para ficar de olho

Tradicionais

10/05 (domingo) – Dia das Mães

12/06 (sexta-feira) – Dia dos Namorados 

09/08 (domingo) – Dia dos Pais

07/09 (segunda-feira) – Dia da Independência do Brasil

12/10 (segunda-feira) – Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida

25/12 (sexta-feira) – Natal

Alternativas

28/04 (terça-feira) – Dia Internacional da Educação

29/04 (quarta-feira) – Dia Internacional da Dança

01/05 (sexta-feira) – Dia do Trabalho

17/05 (domingo) – Dia Internacional contra a Homofobia

18/05 (segunda-feira) – Dia Internacional dos Museus

28/06 (domingo) – Dia Internacional do Orgulho Gay

07/07 (terça-feira) – Dia Mundial do Chocolate

10/07 (sexta-feira) – Dia da Pizza

13/07 (segunda-feira) – Dia Mundial do Rock

07/08 (sexta-feira) – Dia Internacional da Cerveja

22/08 (sábado) – Dia do Folclore

27/09 (domingo) – Dia Mundial de Turismo

16/10 (sexta-feira) – Dia Mundial da Alimentação

29/10 (quinta-feira) – Dia Nacional do Livro

20/11 (sexta-feira) – Dia Nacional da Consciência Negra

Como fazer promoções? O Beblue pode te ajudar!

Como dissemos, é importante inovar na entrega da experiência ao consumidor, afinal, com tantas tecnologias disponíveis não precisamos necessariamente ficar utilizando as mesmas coisas – sempre. Por exemplo, o Beblue é uma excelente plataforma para te auxiliar no planejamento, criação e divulgação das promoções. 

Por meio do CRM, os estabelecimentos podem segmentar seus clientes por hábitos de consumo, recorrência e dados demográficos. Esses dados ajudam na  tomada de decisão e na criação de campanhas personalizadas para públicos específicos. Isso resulta em:

  • maior engajamento dos consumidores;
  • maior resultado de vendas;
  • aumento na confiança e fidelização dos consumidores;
  • gera uma maior empatia com a marca.

Além disso, o Beblue funciona como uma vitrine virtual, o que aumenta a divulgação e visibilidade do seu negócio de uma maneira eficaz e direcionada para seu público-alvo. É um parceiro excelente e vai te ajudar na hora de pensar em como fazer promoções.

Leia mais sobre benefícios para você, sua empresa e seus clientes, no blog do Beblue.

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