como fazer promoções que realmente funcionam
Gestão

Como fazer promoções que realmente funcionam

As promoções, sem dúvida, ajudam a divulgar o seu negócio e alcançar resultados. Porém, saber como fazer uma promoção no momento certo é ainda mais relevante. Afinal, de nada adianta você oferecer produtos com promoções, se este não gerar o resultado pretendido.

Este assunto também preocupa você? Confira algumas dicas de promoções de vendas que listamos para acertar em cheio.

Antes de tudo, defina um objetivo

Uma boa promoção precisa, antes de qualquer coisa, de um objetivo bem definido. Neste caso, podemos começar fazendo algumas perguntas:

  • O que você deseja alcançar com ela? Novos clientes? Aumentar vendas? Queimar o estoque?
  • Qual “isca” será usada para atrair o cliente? Desconto? Voucher? Cashback?

Tenha sempre em mente que, no fim, a lucratividade do negócio é que deve nortear a sua ação promocional. Por isso, apostar em promoção só porque o vizinho está fazendo pode não ser saudável para a sustentabilidade financeira da sua empresa.

Lembre-se sempre: Quanto mais claro o objetivo, mais fácil será alcançá-lo!

Conheça o seu público

Você já pensou em como fazer promoção para atrair clientes, se você nem mesmo sabe quem eles são? Dessa forma, se torna mais difícil ganhar o público-alvo do seu negócio.

Procure entender quem são as pessoas que podem ter interesse em adquirir seus produtos. Pergunte, pesquise e trace os perfis mais comuns. No final, você pode se surpreender ao perceber que está direcionando seus esforços para um público diferente do seu.

Promova um benefício com a promoção

Pense que com a ação promocional você está promovendo um benefício ao seu cliente. Por exemplo, oferecer uma porcentagem de cashback na compra de seus produtos faz com que o cliente seja beneficiado com uma parte do dinheiro de volta para ele. Isso, com certeza, fará com que o cliente fique satisfeito com o seu estabelecimento e volte a comprar nele. 

Ao pensar em como fazer promoção na sua empresa, busque estratégias para fazer com que o cliente não queira perder de jeito nenhum o momento. A persuasão é a palavra-chave.

Faça um planejamento

O planejamento é importante em qualquer etapa de um negócio e, por isso, ela deve fazer parte também da estratégia de promoção. O primeiro passo é avaliar por quanto tempo vai durar.

Tenha em mente que deve existir um começo, meio e fim para gerar o senso de urgência. Sendo assim, defina exatamente as datas e o quanto investir na promoção. Quando bem organizada, ela pode ser ótima forma de crescimento do negócio.

Aproveite a sazonalidade

Este é outro fator relevante sobre como fazer promoção de sucesso. Dar uma boa olhada no calendário pode mostrar que existem diversas oportunidades a serem aproveitadas. Por exemplo, está em época do Dia dos Namorados? Ofereça um jantar especial para casais! 

Por isso é importante ficar de olho nos feriados, estações do ano e temporadas.

Lembre-se da divulgação

Você fez o planejamento, identificou o público-alvo e sabe em que época fará a promoção. Mas como as pessoas vão saber dela, se você não divulgar?

Muitas empresas perdem bons negócios porque não se atentam a uma boa divulgação de suas promoções. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa missão!

Tenha contas nas principais mídias digitais, como Instagram e Facebook, para compartilhar a novidade. Além disso, o WhatsApp Business tem se mostrado uma ferramenta eficaz na propagação dessas mensagens.

Pense também no que chamamos de marketing offline, como panfletos, outdoors ou mesmo vitrines, dando aquela caprichada na produção.

Ao pensar em como fazer promoções para atrair clientes, é importante que você faça um bom planejamento e pense em cada etapa do processo. A partir do momento em que você se foca nos detalhes, o sucesso é garantido!

Leia mais sobre benefícios para você, sua empresa e seus clientes, no blog da Beblue.

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