Erros em estratégias promocionais
Gestão

Os 5 maiores erros na hora de fazer estratégias promocionais

Evite os erros e construa estratégias promocionais com ótimos resultados e aumento de vendas! Leia mais aqui!

Quem nunca perdeu o sono com medo do movimento ser baixo no mês que atire a primeira pedra. Ter um estabelecimento comercial é desafiador, podemos dizer que é uma luta diária. É pensar em cada detalhe, controlar o caixa, superar os anseios e medos para honrar o compromisso com os fornecedores e funcionários no final do mês.

Certos receios são muito comuns entre pessoas que são donas do próprio negócio. E, assim como é bom saber que você não está sozinho, é ótimo descobrir que existem formas de minimizar os erros e diminuir essa ansiedade. Por exemplo, com boas estratégias promocionais, é possível criar uma ação eficaz, engajar os consumidores e aumentar o resultado de vendas.

Contudo, muitos empresários cometem alguns erros básicos na hora de planejar um modelo de promoção. Esse post serve justamente para evitar isso. Curioso? Acompanhe quais são as maiores falhas na hora de fazer estratégias promocionais e seja assertivo na sua próxima ação.

Erros das estratégias promocionais: conheça os cincos maiores 

Você tem um produto sobrando no estoque e, então, sem pensar duas vezes, organiza todos em frente da loja e coloca uma placa: dois por um. Ou cola um aviso em cima das mesas do restaurante com os dizeres “no seu aniversário, você ganha uma sobremesa”. Esse é um dos erros mais comuns nas estratégias promocionais.

A maioria dos gerentes e donos de estabelecimentos já usaram algumas dessas táticas, assim, sem planejamento nenhum. Com isso, Cria-se uma promoção sem prazo definido, sem entregar um benefício para os clientes, não divulga e fica frustrado porque não foi um sucesso.

Identificou-se? Então fique atento nos próximos itens para começar certo na próxima vez.

Falta de planejamento

A falta de um bom planejamento é a principal causa para a maioria das estratégias promocionais darem errado. Sem um plano, as ações ficam sem foco.

Para começar, é importante traçar um objetivo (conquistar novos clientes) e depois uma meta (aumentar o faturamento em 30%). Depois, é crucial conhecer seu cliente, descobrir as referências e perfil socioeconômico. Assim, o direcionamento da campanha e a execução torna-se lógico.

Não ter um prazo definido

Dentro do planejamento é essencial definir quais serão as ações, montar um cronograma da promoção com etapas e prazos estabelecidos. É fundamental seguir à risca, para assim, as estratégias promocionais trazerem a repercussão esperada e, claro, gerar bons resultados.

Definindo a duração de cada etapa, é possível utilizar alguns recursos para acelerar os resultados ou explorar algum canal de marketing.

Ou ainda, utilizar algum gatilho mental, como o senso de urgência cujo objetivo é lembrar o cliente de que a promoção de vendas é por prazo limitado.

Omitir informações

Ninguém gosta de ser enganado, por isso, seja sincero sobre os termos da promoção. Um erro grave é omitir informações importantes ou achar que está fácil de entender do que se trata a promoção – e, na verdade, não estar. Ser transparente com o público é essencial para evitar frustrações, um sentimento que muitas vezes afasta o cliente do seu negócio.

Por isso, deixe claro quais são as regras e as datas da promoção dentro das suas estratégias promocionais. Caso as informações saiam erradas na divulgação ou acontecer algum imprevisto, oriente sua equipe para transmitir corretamente do que se trata e coloque uma errata visível.

Não entregar um benefício aos consumidores

Convenhamos, as pessoas só vão sentir-se atraídas pelas suas estratégias promocionais se enxergarem um benefício para elas. Certo? Muitos empreendedores esquecem-se de deixar bem evidente sobre o que o cliente vai ganhar ao comprar o produto.

Por isso, ao estruturar a sua campanha promocional, esteja atento se as vantagens de adquirir um produto ou serviço estão claras. Você deve levar isso em conta tanto no planejamento quanto na divulgação.

Divulgação fraca 

Deixar de lado a divulgação resulta em desempenho fraco e assegura o fracasso da sua ação. É fundamental pensar em estratégias promocionais diferentes, como veicular em várias mídias simultaneamente, de modo a incentivar a participação do público. O que acha de aproveitar o potencial das redes sociais para comunicar ao seu público? Ou utilizar as mídias tradicionais como panfletos, banners e rádios?

Caso queira acrescentar inteligência nas suas estratégias, utilize ferramentas e os recursos tecnológicos disponíveis tanto para aumentar o resultado das suas campanhas quanto atrair um volume maior de consumidores para seu negócio. E consequentemente, aumentar as vendas.

Leia mais sobre benefícios para você, sua empresa e seus clientes, no blog do Beblue.

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