Segmentação do cliente: o cashback certo para o consumidor exato
Gestão

Segmentação de cliente: atingindo o consumidor certo

Já aconteceu de você estar com fome, com sono, com vontade de viajar, fazer algo diferente, comprar alguma coisa para a sua casa e chegar uma promoção que supre todos os desejos? Até parece que leram seu pensamento, não é? Será que é possível? 

Não, não é. Não é adivinhação, bola de cristal ou tiro ao alvo. Por detrás de cada cupom enviado existe algo que chama segmentação de cliente, que nada mais é do que a análise comportamental dos padrões de consumo. Com as ferramentas tecnológicas certas e inteligência de marketing, é possível separar os consumidores em grupos, de acordo com as suas preferências. 

No Beblue, essa tecnologia é aplicada no disparo de um “Exclusivo pra Você”, cupons de promoção de cashback que são muito assertivos e atingem as pessoas certas na hora certa, tornando a campanha de marketing muito mais efetiva. Interessante, não é? Vamos conversar mais sobre como funciona esse processo.

Como a segmentação de cliente funciona

Como dissemos acima, o Beblue trabalha com a segmentação de cliente. Em outras palavras, separa as pessoas de acordo com seu padrão de consumo e, assim, oferece o cashback mais indicado para elas.  Um exemplo prático: um consumidor que frequenta constantemente restaurantes japoneses, provavelmente, gosta muito desse tipo de comida.

Por isso, se enviarmos um código promocional de estabelecimentos que servem essa culinária específica, as chances dele usufruir são bem maiores. Certo? Esse é um dos tipos de informações coletadas pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI) e de Inteligência (Business Intelligence) e que, se interpretadas corretamente, oferecem insumos para os departamento de Marketing e de Relacionamento com o Cliente criarem as campanhas de envio de códigos promocionais. E então, sucesso garantido!

Cashback certo: como a inteligência ajuda seu negócio 

Ok, tudo isso é muito bonito. Mas vamos ao que interessa: em quais casos esse código especial pode fazer a diferença para o seu negócio? Em praticamente, TODOS. Pode trazer mais clientes à sua loja em dias de baixo fluxo, por exemplo. Ou aumentar as vendas de produtos de baixo giro em dias de fluxo intenso. 

Pode ser utilizado até para desovar estoque com a data de validade próxima. Uma campanha de cashback bem estruturada, utilizando a segmentação de clientes certa, tem muuuuuuuitos benefícios. Abaixo vamos citar apenas alguns:

  • Aumentar o fluxo de clientes em dias vazios;
  • Vender produtos de baixo giro em dias cheios; 
  • Trazer clientes antigos de volta; 
  •  Atrair novos consumidores; 
  • Divulgar seu estabelecimento; 
  • Descobrir a aceitação do público para um produto; 
  • Realizar vendas casadas; 
  • Esvaziar o estoque de mercadorias perto da data de validade.

Com a segmentação de clientes, você pode colocar em prática qualquer ação que tenha em mente. E a melhor parte é que, independentemente da sua ideia, saberemos exatamente quem vai ser o consumidor perfeito para consumi-la. 

Gatilho de urgência: uma detalhe extra 

Além de identificar quem é o seu público (um conhecimento importantíssimo na hora de segmentar as ações com o Exclusivo pra Você), temos mais um recurso a favor do seu negócio: o senso de urgência!

Como os Vouchers são por tempo limitado (dois a três dias), criamos um senso de urgência, um impulso para que o consumidor compre antes que acabe. Essa é uma maneira de estimular novas e rápidas transações.

O conhecimento sobre os hábitos dos seus clientes em mãos facilita o envio do Exclusivo pra Você com foco nas necessidades e/ou interesses deles. Os gatilhos de urgência estimulam ainda mais a compra. Essas duas estratégias de marketing aliadas são capazes de criar campanhas altamente efetivas e reduzir seus gastos com publicidade.

O que acha de extrair ao máximo dessa funcionalidade e utilizá-la a seu favor aumentando as vendas do seu negócio?

Credencie o seu estabelecimento e negocie já uma ação especial com Vouchers do Beblue!

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